Descubra os benefícios do ovo para atletas e amadores

Fonte de proteína e aminoácidos, o alimento é multivitamínico, tem baixo custo e ainda atua na reconstrução muscular

benefícios do ovo
Foto: Getty Images

O alimento esteve por muito tempo na lista dos vilões e, atualmente, ainda é muito criticado. Mas a verdade é que os benefícios do ovo são inúmeros e, por isso, segundo a nutricionista Carolina Lara, ele deveria estar em primeiro lugar na lista de compras.

Vilão ou herói da dieta?

De baixo custo, alto valor nutritivo e rápida absorção são alguns dos benefícios do ovo. “Ele é rico em colesterol, uma gema contém em média 180mg, mas isso não é motivo de preocupação”, esclarece a profissional que explica que o colesterol de gordura saturada é mais impactante para a saúde. Como o presente em manteiga, carne vermelha e queijos amarelos.

Ela ainda conta que o colesterol presente no ovo é necessário para algumas funções do organismo. “O nosso corpo necessita do colesterol para sintetizar hormônios (testosterona, hormônio anabolizante natural do organismo que é estimulado pelo exercício com peso) e vitamina D para manter as células saudáveis”, conta.

benefícios do ovo

Foto: Getty Images

Outro benefício do ovo é ser antioxidante, o que é muito importante para atletas, principalmente os de endurance. “Isso porque o exercício pode aumentar a oxidação celular e, a ingestão de antioxidantes previne e reduz esse mal”, explica que a ingestão do alimento pode evitar o envelhecimento celular.

Até a gema, que sempre foi condenada, também tem essa função. A parte amarela do ovo contém triptofano e tirosina, que além de serem oxidantes, ajudam a diminuir a absorção do colesterol. “Ela ainda possui carotenóides, luteína e zeaxantina (atua na proteção macular da retina), além de estar cheia de vitaminas A, D e K”, aponta Carolina.

Benefícios do ovo para atletas

Outra substância de grande importância presente no alimento é a albumina, uma proteína de alto valor biológico que ajuda na recuperação do tecido muscular, como detalha a nutricionista. “Ela fornece fornece aminoácidos essenciais para o corpo, evita a hipoglicemia de rebote (queda brusca do açúcar no sangue que diminui muito o rendimento) e impede o catabolismo muscular que gera a perda de tecido muscular”.

benefícios do ovo

Foto: Getty Images

De acordo com a profissional, o benefício do ovo para os corredores é a melhora no sistema imunológico, evitando doenças que possam atrapalhar os ritmos nos treinos. Essa prevenção ocorre por conta do zinco que também está presente nele. Assim como o ferro e o ácido fólico, “que contribuem para a oxigenação muscular, além de evitarem anemia e melhorarem o rendimento esportivo”, indica a nutri para as pessoas que praticam exercícios.

Pós-treino

Se você sente dores após praticar exercícios, isso é outro motivo para inserir o ovo na dieta. Segundo a nutricionista, o alimento tem ômega-3, que ajuda a diminuir dores e processos inflamatórios causados pelo excesso de treinos.

Apesar de tantas qualidades, a principal delas é garantir a reposição da proteína e carboidrato após a atividade física. “Aproveite as vantagens dele e o fato de ser um alimento leve para comer à noite e coma o ovo (cozido, poché ou mexido) depois de treinar”, sugere Carolina.

Armazene corretamente

Algumas geladeiras têm local para dispor os ovos na porta. Mas este não é o local ideal. “Além de ser a parte mais quente do equipamento, eles ficam soltos e qualquer movimento pode fazer a casca rachar, facilitando a entrada de micro-organismos. Prefira a prateleira de baixo, junto com outros os crus. Caso quebre, não cairá sobre outro alimento”, diz a nutricionista.

benefícios do ovo

Foto: Pixabay

Sua duração fora da geladeira é de 10 a 15 dias. Faça o teste para saber se ele está bom: coloque-o numa tigela e cubra com água fria. Se ele flutuar, descarte-o. Se afundar, é porque ainda pode ser comido. Lembre-se de sempre quebrar o ovo em uma tigela antes de adicionar à receita, algumas vezes o teste pode falhar.

Gostou de saber do benefícios do ovo? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte. InstagramFacebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você