Vitamina D: os poderes desse importante nutriente para o organismo

Pela alimentação ou, principalmente, pelo Sol, é necessário obter vitamina D para um bom funcionamento do corpo. Saiba tudo que ela pode fazer por você

vitamina d
Foto: Getty Images

Em estudos na década de 1910, pesquisadores norte-americanos e britânicos descobriram um elemento que, por mais que se analise, gera polêmicas: a vitamina D. Este nutriente é encontrado em alimentos como bacalhau, salmão, leite e gema de ovo, mas sua fonte principal é o sol.

Isso, aliás, é o motivo de tantas discussões acaloradas. Enquanto alguns defendem que a única maneira de garantir quantidades suficientes do nutriente é por meio de banhos de sol, outros atestam que a cota deve ser obtida com alimentos e suplementos. Mas qual a real importância dessa vitamina no organismo?

“A vitamina D é produzida na pele pelos raios ultravioleta do sol e, então, é transformada, após passar pelo fígado e pelo rim, em hormônio D, sua forma ativa. É ele que se liga a vários receptores na maioria das células do organismo”, esclarece Maria Fernanda Barca, doutora em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Sociedade Europeia de Endocrinologia (SEE).

Relacionado a isso, apresentamos todos os benefícios que a vitamina D pode trazer.

Leia também

 

Texto de Lygia Haydée

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você