Nutrição

Como emagrecer mais rápido? Conheça 5 alimentos que você precisa substituir

Especialista indica trocas alimentares simples, para deixar a vida mais saudável sem muito esforço

Foto: Shutterstock

Emagrecer mais rápido é a busca da maioria das pessoas acima do peso. Porém, é preciso lembrar que a pressa pode ser inimiga da perfeição. Basta uma simples reflexão para se entender que perder peso, de forma sustentável e saudável, não é um processo que acontece da noite para o dia. Afinal, dificilmente alguém engorda em poucas semanas, não é mesmo?

Para ganhar sobrepeso é preciso tempo e acúmulo de fatores, como má alimentação e sedentarismo. E para perder esses quilos a mais é o mesmo raciocínio, só que ao contrário. Portanto, a dica é investir em atividades físicas e boa alimentação com regularidade.

Para ter uma nutrição saudável, que colabore para emagrecer mais rápido, não é necessário apostar em dietas mirabolantes, agressivas e milagrosas. Pelo contrário, a ideia é consumir alimentos simples, naturais e que, além de contribuírem para a perda de peso, vão melhorar a saúde e a qualidade de vida como um todo.

De acordo com a nutricionista Edvânia Soares, algumas simples trocas na dieta já podem indicar o caminho correto para uma vida mais saudável. Algo que pode aumentar as chances de emagrecer mais rápido. Confira:

Azeite no lugar do óleo de soja
Segundo a nutricionista, preferir o azeite é uma boa opção entre as trocas alimentares, pois ele tem gorduras monoinsaturadas, que previnem a formação de placas de gordura no tecido arterial, além de ser um poderoso antioxidante. Já o óleo de soja passa por diversos processos até ser industrializado, o que faz ele ser mais pobre em nutrientes e rico em gordura saturada.

Arroz integral no lugar do arroz branco
De acordo com Edvânia, no refinamento do arroz, grande parte das fibras são eliminadas. Além do magnésio, mineral que combate o estresse e melhora a absorção de cálcio. O arroz branco também tem alto índice glicêmico se comparado ao arroz integral. Isso acelera a absorção dos carboidratos, que, em excesso, acabam sendo estocados no organismo em forma de gordura. O arroz integral, no entanto, permite que a liberação de energia seja mais lenta e gradativa, o que evita o armazenamento dos nutrientes e auxilia a emagrecer mais rápido.

Temperos naturais no lugar dos industrializados
Além de ser mais saudável, pode ser mais saboroso também. Para a especialista, os temperos industrializados contêm excesso de sódio em sua composição. Sem falar nos conservantes e realçadores de sabor. Juntos, esses ingredientes provocam retenção de líquidos, aumento da pressão arterial e problemas na digestão. Por outro lado, ingredientes naturais, como alho, cebola, salsa e orégano, possuem função fitoterápica com ação anti-inflamatória, antifúngica e antioxidante. Ajudam, portanto, a emagrecer mais rápido do que produtos industrializados.

Suco natural no lugar dos industrializados
Outra substituição que vai gerar mais saúde e sabor. Sucos de caixinha ou em pó são péssimas opções, já que costumam ser carregados de corantes, conservantes e açúcar. Tudo que precisamos evitar para conseguir emagrecer mais rápido. Já os naturais, de acordo com Edvânia, são ricos em fibras, melhoram a saciedade e o trânsito intestinal. Além de terem vitaminas essenciais para cuidados da saúde.

Leite vegetal no lugar do de vaca
Apostar no leite de amêndoas, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa para quem não consegue renunciar à bebida. De acordo com a nutricionista, o leite de vaca possui proteínas alergênicas e gorduras que podem desequilibrar os níveis do colesterol, quando consumido em excesso. Já os vegetais, são ricos em fibras, minerais e contam com baixo teor de açúcar. Qualidades que ajudam a emagrecer mais rápido.

Você também vai gostar

Nutrição

Na dúvida, consulte um especialista em prol do processo seguro

Saúde

É o tipo de objetivo que precisa ser trabalhado a longo prazo

Emagrecimento

Lembre-se que emagrecer não denota sofrimento

Nutrição

Outro tema que depende da forma de consumo

Sair da versão mobile