Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Como evitar a gripe: 7 dicas para fortalecer a imunidade

Infectologista do Hcor revela maneiras simples de manter as defesas do organismo em dia

como evitar a gripe
Como evitar a gripe / Foto: Shutterstock

Saber como evitar a gripe, fortalecendo a imunidade, é algo que se tornou crucial. Principalmente por causa da pandemia de Covid-19 que, apesar de ter ficado mais controlada com a vacinação, ainda não terminou.

E convenhamos, existem poucas coisas tão ruins como ficar doente e debilitado. Além de ser perigoso para a saúde do seu organismo e das pessoas que convivem com você, ainda pode significar um atraso na mudança de estilo de vida.

Para evitar que isso aconteça, com a ajuda do Dr. Guilherme Furtado, infectologista do Hcor (Hospital do Coração, em São Paulo), separamos sete dicas importantes para evitar a gripe e fortalecer a imunidade. Confira:

Como evitar a gripe e fortalecer a imunidade

1 – Álcool e cigarro são vilões sim. Substâncias químicas e tóxicas para o organismo podem deprimir o sistema imunológico. Se você quer saber como evitar a gripe: comece largando o cigarro e o álcool.

2 – Beba água. Manter-se bem hidratado é fundamental para eliminar as toxinas do corpo e deixar o muco do trato respiratório mais fluído.

3 – Não deixe o ambiente muito seco, nem muito úmido. Utilizar um umidificador pode ser uma boa saída para dificultar a permanência de vírus no ar. Mas, cuidado para não exagerar e favorecer o surgimento de fungos.

4 – Alimentação balanceada é a chave do sucesso. Não tem como fugir, se você quer evitar a gripe, é preciso comer direito. Ingredientes integrais, frutas, vegetais, nozes e sementes são sempre bem-vindos.

5 – Aprecie o ar livre. Procure sair um pouco de casa, nem que seja na varanda do apartamento ou no quintal. Tomar ar fresco e abastecer o estoque de vitamina D com o sol são atitudes fundamentais para fortalecer a imunidade.

6 – Atenção para o sono. Enquanto dormimos, nosso corpo libera citocina – substância fundamental para fortalecer o sistema imunológico e evitar a gripe. Quando o sono dura pouco ou sua qualidade é ruim, o organismo não produz a quantidade ideal dessa proteína.

7 – Evite o estresse. Sabemos que, às vezes, não tem como. Mas, evitar situações estressantes é fundamental para manter a saúde mental e, consequentemente, para a imunidade.

Bônus – Atividade física

É isso mesmo. Se você quer saber como evitar a gripe e manter a imunidade lá no alto, não pare de realizar atividades físicas. Elas potencializam as defesas do organismo, melhorando a saúde mental e elevando o fluxo sanguíneo com a melhor circulação de glóbulos brancos pelo corpo.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Série de exercícios funcionais ainda contribui para a melhora da função cerebral

Saúde

Personal trainer ensina três exercícios fáceis que podem ser praticados em casa e oferecem excelentes resultados

Saúde

Benefícios do exercício físico vão muito além da estética, já que a prática fortalece a imunidade e previne diversas doenças

Nutrição

Nutricionista revela os segredos da fruta que melhora a recuperação pós-treino