5 sinais do seu corpo de que você precisa se hidratar

Dor de cabeça, sonolência e náuseas são alguns dos alertas do seu corpo de que você PRECISA se hidratar! Confira todos os sinais e previna-se

cansaço e dor de cabeça falta de hidratação
Foto: Reprodução / iStock

A desidratação é muito fácil de acontecer, ainda mais com um calor intenso. Ela pode ser decorrente de perda ou falta de ingestão da quantidade de líquidos diária necessária para o organismo.

De acordo com a endocrinologista da clínica Lavoisier Myrna Campagnoli, as causas desse problema podem variar muito. São elas: suor excessivo pela atividade física ou pela exposição solar, perdas gastrointestinais por vômitos ou diarreia, perdas respiratórias em situações de asma ou alteração do pH sanguíneo e renais, em que há aumento da diurese entre os agentes causadores da desidratação.

cansaço e dor de cabeça falta de hidratação

Foto: Reprodução / iStock

É importante lembrar que não existe uma fórmula ou um segredo para evitar a desidratação. Basta que você mantenha uma boa frequência de ingestão de líquidos ideal para o seu sexo, idade, nível de atividade física e de exposição ao calor. “Para se ter uma ideia, um adulto jovem, do sexo masculino, com atividade física moderada, em ambiente ameno e sem exposição solar, necessita de 2.500 ml de água por dia, enquanto mulheres precisam de 2.200 ml e, crianças, 2.000 ml”, afirma Dra. Myrna.

Leia também: Padaria caseira: 4 receitas de pães sem glúten

8 exercícios para fazer com uma amiga e sem equipamentos (em GIFs!)

Corrida Progressiva: Athenas em SP

 

Os sintomas da desidratação são muito variados. Por isso, a médica dá algumas dicas para saber quando se está sofrendo por desidratação. Confira:

  • Cefaleia (dor de cabeça);
  • Irritabilidade;
  • Sede e boca seca;
  • Redução da diurese (produção de urina);
  • Náuseas e vômitos ;
  • Perda de peso;
  • Cansaço e sonolência;
  • Confusão mental (em casos mais graves);
  • Coma (em casos mais graves);
  • Febre (frequente em crianças pequenas).

Na fase inicial, o tratamento é muito simples e consiste na ingestão de líquidos por via oral, preferencialmente água. Caso não haja a possibilidade de hidratação via oral, a hidratação venosa com soro fisiológico também será indicada pelo médico. Para que você não precise passar por isso, tenha sempre uma garrafinha de água perto de seu ambiente de convívio: na escrivaninha do escritório, na cabeceira da cama e também na mochila ou na bolsa. Nunca é demais!

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você