Mais e melhor: como evoluir o desempenho na atividade física

A maior satisfação em se exercitar, além da saúde e benefícios estéticos, é a melhoria no rendimento, seja qual for a sua modalidade preferida

Treino de 4 minutos
Queime calorias “parado”. (Foto: Nelson Toledo/Colaborador)

Está com dificuldades para aprimorar o seu desempenho? Nós te ajudamos com algumas dicas para você se superar nos treinos.

Alimentação focada no seu objetivo

Uma dieta rica em proteínas, carboidratos, vitaminas, gorduras e sais minerais devem ser prioridade no seu programa de treino. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que cada indivíduo consuma 460 g de frutas ao dia, além de folhas e legumes frescos diversificados e coloridos. Para orientá lo sobre a melhor dieta, consulte um nutricionista.

Mais e melhor: como evoluir o desempenho na atividade física

FOTO: iStock

Sono de qualidade para resultados à altura

O termo “sono da beleza” tem uma razão para existir: durante o sono profundo é realizada a liberação do hormônio GH, um dos responsáveis por auxiliar na redução de gordura e poupar os músculos – não à toa, a perda ou ganho de peso e a hipertrofia muscular são as principais questões entre aqueles que sonham com o corpo ideal.

Se você dorme pouco ou mal, seu corpo diminui a formação de melatonina (hormônio do sono, que regula nosso “relógio biológico”). Consequentemente, baixa os níveis de leptina (hormônio responsável pela sensação de saciedade) e aumenta os degrelina (hormônio que se refere à fome).

Por isso, quando dormimos pouco ficamos com mais fome e queimamos menos gordura.

Mulher dormindo

FOTO: iStock

Suplementação correta para ir mais longe

Nem sempre a alimentação oferece o aporte necessário de nutrientes por conta de diversos fatores, entre eles a rotina atribulada. Por isso, a suplementação é uma aliada dessa carência, desde que seja supervisionada e recomendada por um nutricionista ou médico.

Se você está se sentindo muito cansado depois de um treino ou dia intenso e sente dificuldades para se recuperar, a suplementação por meio de aminoácidos é bastante eficaz na recuperação muscular e, consequentemente, no ganho de rendimento esportivo.

Ele age na construção dos músculos e inibe o catabolismo (o cansaço excessivo depois de uma atividade). Alguns exemplos de aminoácidos: BCAA, arginina, creatina e glutamina.

Aliado a todos os fatores que citamos aqui, o consumo correto de aminoácidos trará muitos ganhos para o seu desempenho com segurança.

Confira o suplemento ideal para cada tipo de treino

FOTO: iStock

LEIA TAMBÉM

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você