Conselhos para ficar motivado e correr mais em 2021

As rotas, as roupas utilizadas e até mesmo a música que você está ouvindo podem te ajudar a bater as metas de corrida em 2021

2021
Foto: Shutterstock

O ano chegou e, com ele, a promessa de correr mais, né? Então não se preocupe que temos importantes dicas para te ajudar a percorrer muitos quilômetros em 2021.

Foco
Concentre-se no percurso e não deixe interferências externas desconcentrarem. Mais do que nunca, por causa da pandemia, é preciso, em 2021, deixar os problemas de trabalho ou de relacionamento de lado. “Visualize as dificuldades da prova a serem superadas e os pontos positivos para trilhar e faça a confiança prevalecer, pois dessa forma os quilômetros serão ultrapassados e as dores e desconfortos perdem espaço”, incentiva Leonardo Griffo, psicólogo com especialização em Psicologia do Esporte, membro da Consultoria Estudo e Pesquisa em Psicologia do Esporte (Ceppe) e da Associação Paulista de Psicologia do Esporte.

Perdoe-se
De vez em quando, é normal simplesmente querer dar um tempo e fazer outras coisas. Não se cobre muito. Repense se não estava estipulando metas ambiciosas demais e altere os planos para 2021.

Acerte a playlist
Os benefícios que a música traz já foram comprovados. Estudo da Universidade de Brunel (Inglaterra) publicado no Journal of Sport & Exercice Psycology demonstrou que a música dá a sensação de que o tempo passa mais rápido, diminui a percepção de cansaço e melhora o humor. Portanto, aproveite o “doping musical” e faça uma lista com suas músicas favoritas para correr. Escolha entre as mais animadas e com batidas fortes.

Pense na pizza
Cada quilômetro percorrido manda embora cerca de 50 calorias. Assim, dá para comer um pedaço de pizza de vez em quando sem culpa. Mas, lembre-se que não em todos os 365 dias de 2021, hein!

Não desanime
Lembre-se de que haverá momentos de estagnação temporária e dias difíceis. Aceite o fato de que nem toda corrida será boa e às vezes não é um bom dia. Não desanime também se não conseguir perder peso no começo do treinamento. Pode demorar um pouco, mas os resultados aparecerão.

Compre um acessório
Renovar o visual para 2021, comprando uma roupa ou acessório novo pode dar mais motivação. Você vai querer colocá-lo para rodar o quanto antes, não?

Comece um blog ou diário
Escrever um relato sobre o dia a dia da corrida ajuda a notar os progressos e os pontos fortes e fracos em 2021. “Crie um diário de treinamento e acompanhe a evolução da sua performance por meio de parâmetros como FC máx., FC média, velocidade, distância, tempo e incidência de lesões. À medida que o treinamento progride, é natural que haja estabilização dos resultados. O monitoramento destes parâmetros auxiliará o planejamento dos treinos” explica o professor da USP Marcelo Saldanha Aoki.

Veja por aí
Leia sites que tratem do assunto, como o Sport Life. É motivador ver que outras pessoas também superaram desafios e têm novidades para compartilhar.

Mude as rotas
Se fizer sempre o mesmo trajeto, fatalmente vai enjoar. Veja no Google outras rotas e em programas nos quais os usuários marcam seus trajetos preferidos.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você