Uma barra, algumas anilhas e muita técnica: com isso, é possível montar um treino de força, hipertrofia e emagrecimento. O barbell training, ou simplesmente treino com barra, pode complementar esportes como a corrida ou ser o principal exercício para quem quer atingir os objetivos já citados.
“O barbell training possibilita a manipulação de cargas mais altas, otimizando assim os benefícios neuromusculares, músculo-esqueléticos e metabólicos do atleta”, destaca o personal trainer e preparador físico Plínio Lopes Neto. Os exercícios não trabalham só os músculos envolvidos na execução do movimento, e sim acionam o corpo inteiro para a estabilização e o auxílio dos movimentos. Trabalho muscular mais intenso e aceleração do metabolismo, portanto, são as principais vantagens desse treino.
O profissional passou dois exercícios do treino para mostrar como funciona a modalidade. O Back Squat, um agachamento livre ou agachamento posterior, que ativa os músculos do glúteo máximo, quadríceps femural, eretores da espinha, trapézio, deltoide.E o Bench Press (Supino Reto) que exercita mais os músculos mais ativos do peitoral maior e menor, fibras anteriores do deltoide, tríceps braquial. Veja mais a seguir!