Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Consumo de açúcares pode prejudicar o rendimento de atletas

Dani Borges explica de que maneira a ingestão exagerada de açúcares em nossa alimentação irá afetar o corpo e o rendimento esportivo

Consumo de açúcares pode prejudicar o rendimento de atletas
Foto: Shutterstock

Muitas vezes quando se fala em alta performance, principalmente de atletas, as pessoas associam energia ao açúcar, mas de acordo com a ex-atleta, nutricionista e educadora física, Dani Borges, é o contrário, o atleta precisa sim consumir energia, mas é de carboidrato bom, que vai ter um valor nutricional com vitaminas e minerais e não açúcar em si que passa por processo de refinamento.

Inclusive, no processo de refinamento o açúcar passa por inclusão de ativos químicos e um deles é o enxofre, que tira as vitaminas e minerais presentes naquele alimento. “Ele fica sendo apenas um veículo para fonte de energia rápida, só que sem vitamina nenhuma”, diz a nutricionista.

O açúcar refinado, por exemplo, quando ingerido é rapidamente absorvido, estimulando a produção de insulina que é hormônio secretado pelo pâncreas. “Quando isso acontece ou quando há o consumo excessivo que possa ocasionar uma sobrecarga para secretar a insulina no pâncreas, para tentar deixar os níveis mais adequados de glicemia no nosso sangue”, explica Dani Borges.

Quando há o consumo em quantidade exagerada do açúcar, a ingestão pode levar a uma resistência periférica à insulina, diabetes tipo 2, hiperglicemia, hiperinsulinemia e até alterar os glicerídeos e tudo isso é associado a risco de doenças cardiovasculares aumentadas. “Esse excesso, então, prejudica a saúde e a performance de um atleta”, conclui.

Como diminuir?

“O paladar humano se adapta ao consumo exagerado e conforme se reduz o uso, o paladar irá se acostumar a alimentos menos açucarados. Trocar o açúcar refinado por alimentos doces naturalmente como frutas e mel também é uma alternativa. Por último, o uso moderado de adoçantes também podem ser um aliado para a redução do açúcar, principalmente em bebidas amargas como o café. No entanto, também não é recomendado exagerar”, conta o Doutor Ricardo di Lazzaro Filho, médico e sócio-fundador da Genera.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Especialistas explicam como usar o azeite, o chamado “ouro líquido”, no dia a dia sem que ele comprometa a dieta

Fisiculturismo

Disciplina, autoconhecimento e saúde integral impulsionam uma nova forma de enxergar o fisiculturismo; conheça mais sobre a prática

Fitness

Estudos revelam efeitos do nitrato presente no suco de beterraba no desempenho físico e na saúde; saiba mais aqui

Ganhar massa muscular

Treinar membros superiores ajuda a firmar a pele, acabar com o braço flácido, fortalecer músculos e melhorar desempenho em outros exercícios

Nutrição

Conhecida também como açafrão-da-terra, a cúrcuma é considerada um superalimento por seus benefícios físicos e mentais

Saúde

Fitoterápico tribulus terrestris pode ajudar em casos específicos, mas exige cautela no uso; conheça mais sobre ele

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Lembre-se que essa troca também pode causar risco para saúde

Nutrição

Outra tese para reforçar a cautela com esse consumo

Emagrecimento

É mais um exemplo para intensificar a mudança dos seus hábitos alimentares

Nutrição

Carboidrato de rápida absorção também costuma ser um vilão do emagrecimento