Corrida

“Correr sentado” prejudica o corpo

Veja como identificar se está executando a corrida de forma adequada

Por Lygia Haydée

Durante a corrida, é preciso correr para frente, impulsionando o corpo com o objetivo de deslocá-lo na horizontal. Mas nem sempre o atleta tem uma boa mecânica de corrida. Isso pode fazer com que a fase de pouso das passadas aconteça de forma incorreta. Já ouviu a expressão “correr sentado“? Ela está relacionada à má execução do exercício.

“O pé que está aterrissando deve sempre estar abaixo do quadril. Neste momento, alguns corredores tocam o solo, mas o quadril fica para trás e para baixo. Vendo lateralmente, parece que ele está sentado. Daí a expressão correr sentado”, explica a líder do grupo de corrida da Companhia Athletica – Unidade Anália Franco André Masella.

Uma das maneiras de saber se está realizando o movimento de forma adequada é observar também como anda. “Se na própria caminhada você verificar que ‘senta’, procure uma clínica de fisioterapia especializada em trabalhar desequilíbrios musculares e posturais”, recomenda Masella.

Se você tende a “sentar” enquanto corre, aposte em exercícios educativos e de propriocepção, além de incluir na sua rotina de treinos movimentos que fortalecem a região abdominal, responsável por manter a postura correta durante as passadas.

 

Click to comment

Você também vai gostar

Corrida

A checagem do treino diário vai te guiar na conquista dessa meta

Treinos

Tudo começa pelo trabalho de fortalecimento muscular

Corrida

Os ingressos para este evento já estão esgotados há dois meses

Corrida

É o tipo de atividade que conquista várias pessoas pelo país

Sair da versão mobile