Corrida

Corrida: 5 suplementos para melhorar seu desempenho

Nutrólogo revela cinco suplementos que garantem mais rendimento na corrida. Veja quais são e entenda qual a melhor forma de consumi-los

Corrida: 5 suplementos para melhorar seu desempenho / Foto: Shutterstock

Se você pratica corrida, certamente está sempre tentando melhorar seu desempenho no exercício. Ajustar a técnica das passadas, ter uma frequência no esporte e investir em musculação são métodos essenciais para ter um melhor rendimento na corrida. Mas, há também outras formas de se alcançar esse objetivo. 

Uma alimentação adequada e combinada ao uso de suplementos também ajuda a atender as demandas do esporte e fazer diferença na performance. “Principalmente para os atletas de longas distâncias, que sofrem com o maior desgaste físico, os suplementos são importantes para manter o ritmo da prova, reduzir o desgaste e possibilitar a boa recuperação do corpo”, comenta Nataniel Viuniski, médico nutrólogo, mestre em nutrição e alimentos.

O especialista revela quais são os nutrientes e suplementos ideais para os corredores e explica a melhor forma de consumi-los. Confira:

Carboidrato

O carboidrato é imprescindível para um melhor desempenho na corrida, pois é a fonte de energia mais rápida para o corpo manter os músculos em atividade e também possibilita dar mais intensidade às passadas. “A disponibilidade de carboidrato no organismo está diretamente relacionada à performance do atleta. Sem carboidrato suficiente, aumenta-se a percepção de esforço e a fadiga do esportista”, afirma o nutrólogo. 

O American College of Sports Medicine, entidade referência em medicina esportiva, recomenda o consumo de carboidrato de acordo com o peso do esportista, seu nível de treinamento e tempo de atividade. O indicado é consultar um especialista para planejar sua dieta.

Cafeína

De acordo com a revisão de 40 estudos, a cafeína realmente contribui para reduzir a percepção de esforço físico. Assim, possibilita que o atleta permaneça mais tempo em atividade. Para aproveitar seus benefícios, é importante consumi-la da forma correta e sem exageros, como destaca o médico. 

“Ao atleta que busca performance , é prioritário garantir boas reservas de carboidrato para mais energia e, então, usar doses moderadas de cafeína para estímulo extra. Sem o carboidrato, as reservas de energia se esgotam rapidamente e o efeito pode ser contrário”, alerta Nataniel. Além disso, o consumo de cafeína em excesso pode levar à taquicardia, à pressão alta e ainda contribuir para a desidratação em pessoas mais sensíveis à substância.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o consumo diário máximo de 400 mg de cafeína. No entanto, essa dose pode ser alta para algumas pessoas. Por isso, o ideal é testar o consumo da substância 30 minutos antes dos treinos mais intensos para avaliar o efeito no corpo e no desempenho.

Whey Protein

Um dos papéis da proteína é construir e recuperar os diversos tecidos do corpo. Por isso seu consumo contribui com o ganho e a manutenção dos músculos que são escalados pelo exercício físico, como a corrida. Nesse sentido, os suplementos proteicos como o Whey Protein são grandes aliados pela praticidade e versatilidade. 

“Estudos demonstram que a proteína é mais bem aproveitada quando inserida nas diversas refeições do dia. Portanto, além do almoço e do jantar, também é importante incluí-la nos lanches”, esclarece o nutrólogo. Segundo orientações do American College of Sports Medicine, a quantidade recomendada de proteína pode variar entre 1,2 e 2,0 gramas por kg de peso corporal ao dia. Esse cálculo deve ser feito por um nutricionista. 

Glutamina

A glutamina é um aminoácido de suporte ao sistema imunológico, especialmente após períodos de exercícios mais intensos e de reforço extra no reparo muscular. Por isso, ela também é um dos suplementos indicados para corredores. O nutrólogo recomenda a ingestão diária de 5 gramas do suplemento em pó (diluído em água, sucos ou vitaminas) ou em cápsulas.

Isotônicos

Por possuírem a mesma osmolalidade do plasma, os isotônicos repõem rapidamente os sais minerais e os carboidratos consumidos durante a prática de exercícios. Eles são indicados para treinos acima de uma hora. 

“Após uma hora de atividade, é recomendado o consumo de 200 ml de isotônico a cada 30 minutos. Durante a primeira hora de atividade, a água é suficiente. Ao final da prática, o atleta também pode verificar o peso perdido em comparação ao do início e compensar a diferença com isotônico nas horas seguintes. Por exemplo, se estiver 500g mais leve, deverá repor 500 ml para boa recuperação”, finaliza o médico.

Fonte: Nataniel Viuniski, médico nutrólogo, mestre em nutrição e alimentos, membro do Conselho Consultivo da Herbalife Nutrition do Brasil.

Você também vai gostar

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Corrida

A checagem do treino diário vai te guiar na conquista dessa meta

Treinos

Tudo começa pelo trabalho de fortalecimento muscular

Corrida

Os ingressos para este evento já estão esgotados há dois meses

Sair da versão mobile