Como a corrida pode ajudar a combater a insônia

Se você sofre com a insônia, faça da atividade física uma grande aliada para combater o problema e melhorar a qualidade do sono

insônia
Foto: Getty Images

Estresse, problemas emocionais, alimentação ou simplesmente a agitação do dia a dia: a insônia pode ter múltiplas causas e atinge um grande número pessoas. Mas seja qual for a origem, atividades físicas, especialmente a corrida, podem ajudar a amenizar e combater o problema.

Segundo o clínico geral especializado em gerenciamento de estresse Dr. Fábio Gabas, o esporte, quando praticado regularmente e associado ao prazer e diversão, proporciona um maior controle da pressão arterial e da produção de insulina, além da liberação de endorfina e outros neurotransmissores que contribuem com o bom humor, controle da ansiedade e sensação de relaxamento.

Aliada a outros cuidados a corrida pode ter benefícios para quem sofre de insônia. Confira outras dicas:

 

Os exercícios aeróbios promovem equilíbrio nos ciclos hormonais reduzindo os mecanismos de estresse. Além dos efeitos fisiológicos, também podem afetar positivamente aspectos emocionais, já que proporcionam socialização, superação de tarefas e evolução progressiva.

De acordo com o médico do esporte Dr. Luiz Riani Costa, do laboratório Alta Excelência Diagnóstica, todo exercício pode contribuir neste processo, mas quem procura uma sensação ainda mais intensa de relaxamento também pode apostar em atividades focadas no desenvolvimento da flexibilidade e postura.

Gostou? Curta e compartilhe com seus amigos! E não se esqueça de nos avisar se as dicas funcionaram 😉

Edição: Brenda Prestes

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você