Com percurso novo, a bela prova das vinícolas acontece dia 23/05 e passa pelo Vale dos Vinhedos, Rota Cantinas Históricas e Vale Aurora. A maior parte dos 21 km é em cascalho e terra, e pode ser feito solo ou em revezamento. “Essa é uma prova de terreno misto, com subidas e descidas, e o visual é impar, só por ele já é um grande motivo para correr a prova. Além, claro, da organização, que é espetacular. Mas como o percurso tem muitas subidas e bem íngremes, o psicológico é fundamental”, comenta o treinador Paulo Ayres, mestre em ciências aplicadas à atividade física e esporte e gerente da Cia Athletica de Porto Alegre.
+ Confira a agenda completa de provas
Ele ensina que se deve dividir a prova em três etapas. “A primeira é para aquecimento, a segunda serve para manter o ritmo com um esforço moderado, e a terceira etapa é para buscar uma performance melhor, de acordo com o estado físico e mental após os dois terços de prova. O importante é manter o foco na estratégia da prova e não deixar que o ritmo de outros corredores interfiram, pois isto pode ser fatal”, alerta.
Ayres dá ainda dicas para os treinos. “Temos de incluir uma boa parte de subida. Eu, por exemplo, treino pelo menos três vezes com rampas para habituar o corpo ao esforço, e procuro mentalizar a corrida várias vezes nos treinos para que, no dia, meu psicológico ajude. Também recomendo musculação três vezes por semana com muitos exercícios proprioceptivos (equilíbrio). É importante foco e determinação para concluir uma prova com esse grau de dificuldade, e quebrar é muito fácil se estivermos fora do foco”, completa.
Depois do desafio completado, uma boa pedida é se recompensar com suco ou vinho da região – que já vai garantido no kit de participação. Mais informações em www.winerun.com.br.