Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

A cura da cãibra está mais perto do que você imagina

Coquetel lançado recentemente nos EUA é a maior esperança contra cãibras

cerveja
Os pesquisadores garantem que os componentes da cerveja ajudam na recuperação do sistema de defesa do organismo e do metabolismo hormonal e ajuda na prevenção de dores musculares | Foto: Shutterstock

 

cãibra

Cãibra: coquetel é a maior esperança contra as dores lancinantes

 

Não existe um assunto tão controverso e aparentemente sem solução quanto as cãibras. Da reidratação com eletrólitos a banana e massagens, já se propôs tudo para tentar aliviar as fortes contrações musculares e mais ainda se fez para se tentar chegar a uma cura. Todas sem sucesso, ou com sucesso relativo. Eis que sete anos atrás, durante um passeio, dois pesquisadores americanos, Bruce Bean, professor de neurobiologia da Universidade de Harvard, e o prêmio Nobel Rod MacKinnon, da Universidade Rockefeller (EUA), se viram paralisados de dor durante um passeio de caiaque (ambos são fanáticos remadores) e ficaram obcecados por tentar descobrir o que, afinal, causa a cãibra. Depois de muito estudar, eles passaram a suspeitar que não eram os músculos que precisavam de um “help”  na forma eletrólitos como sódio e potássio (a perda desses eletrólitos junto com o suor era tida como uma das responsáveis pelos espasmos musculares) ou água (a desidratação era apontada como outra possível causa), mas que possivelmente o que acontecia era uma espécie de curto-circuito no sistema de que leva mensagens do cérebro para o sistema nervoso e dali para os músculos. Para ficar com cãibra, eles idealizaram, o músculo precisa ser inervado. A “eureca” dos pesquisadores, então, foi: “se imaginarmos uma maneira de bloquear o nervo, então conseguimos impedir a cãibra de acontecer”. “Para a gente, ficou claro que o nervo estava implicado diretamente na cãibra muscular”, disse MackKinnon.

A história pode ser explicada mais ou menos assim: para que os músculos contraiam e relaxem durante a atividade física, os sinais elétricos que o cérebro envia para eles através dos nervos precisam manter um ritmo constante e calmo. Acontece que quando os músculos ficam fadigados ou são usados repetitivamente (uma corrida longa, por exemplo), os nervos podem entrar em curto-circuito e causar uma contração longa, dolorosa e constante dos músculos: a famosa cãibra.

Foi aí que eles criaram um coquetel, baseado em compostos encontrados em alguns produtos naturais como a água do picles e a mostarda – ambos passaram a ser usados regularmente pela turma da maratona uns anos atrás – que, ingerido por via oral, estimula neurônios sensoriais do estômago a mandar sinais para a medula espinhal, que, então, inibe esse curto-circuito e interrompe o processo que causa a cãibra.  “A Flex Pharma, start up com que trabalhamos no desenvolvimento do produto, estudou diferentes combinações de compostos para reduzir a cãibra. Esses compostos também existem em alguns alimentos, como na pimento vermelha, na mostarda, mas não há provas suficientes de que apenas comer o alimento é capaz de impedir a cãibra de aparecer. O resultado chegou agora, o HotShot”, disse à Sport Life Bruce Bean.

O HotShot, que tem um gosto meio amarguinho, reduz as chances de cãibra em apenas 15 min e seus efeitos duram por até 8 horas. Que tal?

cãibra

Hot Shot: produto revolucionário contra cãibras

 

Escrito por

Editora-chefe da Sport Life Brasil

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar os 42 km

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar os 42 km

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto