Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Cuscuz ajuda a emagrecer? Nutricionista explica como utilizar

A cautela com o consumo dessa iguaria nordestina ajuda na hora de perder peso

Cuscuz é aceito na dieta para emagrecer
Cuscuz é aceito na dieta para emagrecer - Shutterstock

Cuscuz é o prato de origem da região norte da África, que ganhou popularidade no Brasil, ou seja, está presente na culinária brasileira desde a época do período colonial. Essa comida é feita com a mistura de farinha de milho e com muitos ingredientes, alguns exemplos: ovo, carne seca, tomate, azeitona, coco, banana e manteiga.

Há acompanhamentos que soam como “perigo” no cuscuz, ou seja, alguns componentes trazem dúvidas principalmente para quem quer estar fininho. Aí é que surge esta dúvida: cuscuz é aceito na dieta para emagrecer?

Sim! Cuscuz é aceito na dieta para emagrecer

“O cuscuz pode fazer parte de uma dieta para emagrecer, porém com quantidade controlada. Por ser feito de milho, não contém glúten, sendo assim uma boa alternativa para substituir pães e bolos. Por outro lado, o milho contém alta quantidade de carboidrato pela base ser amido e de alto índice glicêmico, ou seja, um carboidrato de rápida digestão. Deve ser usado na alimentação de forma estratégica como fonte de energia”, responde em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, Leticia Carbinatti.

Paralelamente, Leticia pontua que o cuscuz não trará à alimentação o aporte de vitaminas, minerais e proteínas, isto é, o ideal é ser preparado de uma fonte protieca, como ovos, peixes, frango, carne, hummus e tofu.

“Se o objetivo é emagrecer e considerar uma dieta de 1500 kcal, o recomendado é consumir até duas vezes na semana. Uma porção de 30g (hidratado) acompanhado de uma fonte proteica, por exemplo: dois ovos e alguma semente para lentificar o processo de digestão, como chia e semente de girassol”, indica Carbinatti.

Outro acréscimo citado por essa profissional é sobre a forma como o cuscuz é pesado ou medido. Aí é que se deve levar em consideração as informações nutricionais.

“Em 50g de cuscuz desidratado, há 38g de carboidrato, 4g proteína, 2g fibra, 0,5g de gordura e 170 kcal. Já ele hidratado, o seu peso sobe para 150g, porque adiciona água, o que diminui a quantidade de carboidrato por porção. É preciso conferir no que a tabela nutricional se refere”, orienta a nutricionista.

É melhor comer cuscuz para emagrecer no café da manhã, almoço ou jantar?

Tudo varia de acordo com a rotina, horário de treino e demais afazeres de um sujeito, detalhes que não evitam uma indicação com base no equilíbrio, que permite adicionamentos leves e saciedade.

“Considerando o emagrecimento como foco, o café da manhã é a primeira refeição depois de um período em jejum. Portanto, não é recomendado comer o cuscuz nessa hora por ser de alto índice glicêmico, causando um pico de insulina e conversão rápida de açúcar no sangue. Por consequência, nessa situação acontece com mais facilidade o ganho de peso. Recomendaria nessa situação consumir o cuscuz como acompanhamento do almoço, substituindo o arroz, macarrão ou no lanche da tarde acompanhado de um frango desfiado”, indica.

Quais são as opções saudáveis de cuscuz?

Nordestino

Usa-se uma farinha flocada mais fina. Normalmente, acompanhada de uma proteína e no preparo apenas água e sal ou uma colher de chá de manteiga.

Paulista

Flocos de milho grandes e grossos normalmente no preparo são acrescentados muitos outros ingredientes.

Marroquino

Feito com sêmola de trigo, contém glúten e é considerado mais inflamatório.

“Se formos comparar em ordem, listei os tipos de cuscuz e saudabilidade e sem considerar calorias em uma mesma porção”, pondera.

Cuscuz é indicado para antes ou depois do treino?

“O cuscuz é fonte de carboidrato de rápida absorção. Ou seja, se você está pensando em um pré-treino em um período curto, 40 minutos ou menos, antes do treino, o cuscuz terá um efeito benéfico como fonte de energia”, termina a nutricionista Leticia Carbinatti.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer