Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dermatologista revela os principais cuidados com bronze no verão

Protetor solar é indispensável em qualquer estação do ano

Bronze
Bronze - Shutterstock

Chegou o verão e agora é só curtição! Não é clichê, ou seja, muitas pessoas aproveitam esta época para viajarem e criarem o hábito diário da atividade física. Outro ponto importante nesse período é o cuidado com a pele. Nesse sentido, a dermatologista Dra. Karoline Pacheco, do Hospital Marcelino Champagnat, de Curitiba, vai citar os principais cuidados com bronzeamento no verão.

As precauções com o bronze no verão

“O primeiro ponto a ser destacado é que o bronzeamento ocorre como uma tentativa da nossa pele se proteger dos danos ocasionados pela radiação ultravioleta. Mas esse mecanismo não é suficiente para que não ocorra prejuízos”, disse Karoline em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Gosta de ir até a praia ou praticar o seu esporte favorito e ainda assim não se atenta aos mínimos detalhes? Lembre-se que é importante passar um protetor solar independente do local que esteja. “A principal dica para quem gosta da pele bronzeada é evitar ter exposição proposital ao sol e lançar mão do uso de autobronzeadores”, alerta Pacheco.

A doutora também recomenda a evitar a exposição solar entre às 10 horas e 15 horas, quando o índice UV está mais elevado. Utilizar o protetor solar em todo o corpo, com FPS (Fator de Proteção Solar) no mínimo de 30. Reaplicar o protetor solar em todo o corpo a cada duas horas ou se tiver suor intenso ou após banho de mar, piscina, rio ou ducha. Nunca utilize câmaras de bronzeamento artificial.

Comida saudável faz bem para pele

O alerta não recai apenas sobre a pele, ou seja, a alimentação exerce influência para acelerar o bronzeamento. Existe a constatação de que o principal componente de frutas e verduras responsável por alterar a cor da pele é o caroteno, substância que está presente nas cenouras, mamão, abóbora, couve, damasco, manga e etc.

“Após a ingestão e absorção destes vegetais em quantidade elevada e regular, pode ocorrer uma condição chamada carotenemia por depósito de carotenóides entre as células das camadas mais superficiais da pele. Esta condição deixa a pele com uma tonalidade amarelo alaranjada e, principalmente, em palmas e plantas – o que para alguns, pode ser confundido com um bronzeamento”, explica Karoline.

Dados estatísticos

Esse assunto virou prioridade em todo o Brasil. O Instituto de Cosmetologia, de Campinas (SP), divulgou em janeiro de 2023, que 71% da população não usa filtro solar diariamente. 55% também desconhece a quantidade a ser usada na pele contra os nocivos raios UVA e UVB.

O cenário desanimador não para nessas porcentagens, isto é, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) previu que vai haver 704 mil casos novos de câncer por ano no Brasil até 2025. O tumor maligno é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos) aparece em primeiro, seguido dos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila