Corrida

Desafio 28 praias: Gabriel Abdala conta sua experiência na prova

Umas das provas mais bonitas e duras do Brasil, o Desafio 28 Praias encanta milhares de corredores. Veja a opinião de Gabriel Abdala sobre o evento

Foto: arquivo pessoal

O Desafio 28 Praias aconteceu na semana passada, e muita gente ficou de fora da prova neste ano. Aos interessados que desejam participar de uma das provas mais legais (e difíceis) do calendário de corridas do Brasil, o corredor Gabriel Abdala conta sua experiência nos 42 km. Confira:

 

Foto: arquivo pessoal

 

 

“Quando recebi o convite do amigo Felipe Iannucci para os 42 km do Desafio 28 praias, eu estava ciente das dificuldades do percurso, além da distância, e a chuva que caiu durante toda a viagem na noite anterior anunciava que tudo iria dificultar ainda mais a corrida. No amanhecer, a chuva foi retraindo, e no momento da largada já havia se dissipado. Para uma corrida de quase 4 mil participantes, foram poucos que se arriscaram na largada dos 42 km, na grande maioria figuras tradicionais de grande provas, e já indicava o que viria pela frente.

Os primeiros 15 km foram absurdamente difíceis, elevando em 50% o tempo que eu estimava para esse trecho do percurso, completado em 3 h. Levei quase mais 1 h para completar a metade da prova, já completamente esgotado diante da dificuldade de correr em terreno tão irregular, amolecido e escorregadio, consequência das fortes chuvas da noite anterior. Sempre preservo energia diante de provas de alto nível de dificuldade. Optei por caminhar fortemente nas subidas e cautela nas descidas, assim me senti confiante para prosseguir a outra metade da prova.

 

 

Foto: arquivo pessoal

 

 

Conheci provas em várias partes do Brasil, e o percurso desta prova é particularmente deslumbrante. A cada descida uma praia mais linda do que a outra, mas a concentração na prova me impedia de apreciar com maiores detalhes como eu gostaria. Nunca imaginei fazer uma Maratona com um percurso tão bonito. Essa energia boa certamente renovava minhas forças a cada etapa que eu encerrava. E chegando aos 30km, sabia que mesmo extenuado terminaria bem a prova.

Conheci durante a prova pessoas muito simpáticas, incentivadoras e solidárias. Muitas, inclusive, que lamento não ter pego contato, em contraste com alguns atletas que, cegos pela competição, exibiram uma série de atitudes antidesportivas, que felizmente se limitaram a poucas exceções. Os staffs eram todos atenciosos e educados. E tudo isso fez que cada km desta prova valesse muito a pena, uma ótima e segura estrutura.

E assim avancei aos kms finais da prova. O último km sempre é o mais difícil, e da ponta da Praia Dura avistava o Pórtico de chegada ao longe que parecia não chegar, mas ainda consegui uma energia final para um sprint e que proporcionou as melhores fotos que me fizeram do evento.  O mergulho no rio gelado ao lado da chegada foi providencial e revigorante. Embora fadigado depois de quase 8 h de corrida, nunca esquecerei as imagens e lembranças dessa prova tão única, inesquecível e especial!”

 

VEJA TAMBÉM:

Corrida: 5 cuidados indispensáveis para pele e cabelos

Nutricionista e nutrólogo: qual a diferença entre os profissionais?

Click to comment

Você também vai gostar

Corrida

A checagem do treino diário vai te guiar na conquista dessa meta

Treinos

Tudo começa pelo trabalho de fortalecimento muscular

Corrida

Os ingressos para este evento já estão esgotados há dois meses

Corrida

É o tipo de atividade que conquista várias pessoas pelo país

Sair da versão mobile