Mitos sobre atividades físicas: conheça e desvende!

Adotar uma rotina de exercícios para o corpo é uma atitude extremamente positiva, aprimorando o organismo e gerando inúmeros benefícios. Entretanto, para ter um resultado preciso, a prática precisa ser feita com o auxílio de informações.

Uma moça corre. Ao seu fundo, uma parede beje. A atleta se beneficia das respostas obtidas nos mitos sobre atividades físicas
Foto por Getty Image

Quando o assunto é suar a camisa, sempre aparece alguém capaz de sugerir alguma dica milagrosa. E na busca pela garantia de resultados rápidos e eficazes, é um fenômeno comum pessoas se enganarem no processo. Para ajudá-lo (a) a separar o joio do trigo, conversamos com uma equipe de especialistas sobre o tema. Em busca de respostas, confira abaixo alguns mitos sobre atividades físicas.

Mitos sobre atividades físicas

  • Exercícios aeróbios devem vir antes dos de força

Isso depende do objetivo de cada um. Se a ideia é melhorar o condicionamento cardiopulmonar, os aeróbios devem, sim, vir antes. Por outro lado, se o objetivo é aumentar a força e a resistência muscular, o ideal é priorizar a musculação. Isso ajuda a preservar os substratos que são consumidos durante a prática da atividade física e evita os componentes ligados à fadiga.

  • Alongar antes do treino reduz as chances de haver uma lesão

Na verdade, alguns pesquisadores já encontraram indícios de que alongar os músculos antes de suar a camisa pode desestabilizá-los. O exercício pode fazer com que a musculatura fique menos preparada para treinos intensos, especialmente os que envolvem pesos. O objetivo desse tipo de exercício é melhorar a flexibilidade. Nesse sentido, a prática é uma grande aliada dos atletas, pois ajuda a evitar encurtamentos musculares que podem levar a compensações mecânicas dos movimentos.

 

Mulher se posiciona com os braços e pés apoiados no chão, se estendendo em uma sala de chão de madeira. Ela realiza exercícios com as respostas do mitos sobre as atividades físicas

Foto por Getty Images

 

  • Suar bastante é sinal de que a pessoa está treinando direito

O suor é apenas um sinal de que o corpo está equilibrando a sua temperatura, eliminando o calor na forma de líquido. Dessa forma, suar não significa que você malhou da forma correta ou que está queimando uma quantidade diferente de calorias. Afinal, o suor depende de vários fatores, como a umidade do ar, o nível de condicionamento, a vestimenta e até mesmo a fisiologia da pessoa.

Gostou dos mitos sobre atividades físicas? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre o tema: InstagramFacebook e Twitter!

Texto e edição: Matheus Santos e Thais Szego

 

 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você