Ciclismo

Dia Nacional do Ciclista: 5 dicas para pedalar em segurança

Data é uma homenagem para Pedro Davison, ciclista que foi vítima de um acidente fatal em 2006

Dia do Ciclista / Foto: Shutterstock

Hoje, 19 de agosto, é o Dia Nacional do Ciclista. Uma data que, apesar de ter referência direta com uma prática esportiva tão nobre, não possui caráter comemorativo. O Dia do Ciclista, na verdade, é uma homenagem para Pedro Davison, um ciclista brasiliense que foi vítima de um acidente fatal em 2006, quando tinha apenas 25 anos de idade.

A data, portanto, tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre os problemas de trânsito. Além de chamar a atenção para a falta de políticas voltadas à mobilidade social. Dessa forma, nesse Dia do Ciclista, separamos algumas dicas importantes para pedalar com mais segurança pelas ruas. Confira:

Dia do Ciclista e a segurança nas ruas

1 – Alongamento

Prática fundamental para melhorar a flexibilidade dos músculos, além de melhorar a circulação sanguínea, algo que pode prevenir lesões. São recomendados ao menos 10 minutos de alongamento para preparar o corpo.

2 – Seja visto

Dica importantíssima, principalmente para quem pedala em grandes e movimentadas cidades. Manter-se visível no trânsito, mesmo durante o período noturno, é o primeiro passo para evitar acidentes. Aposte sempre em roupas e sinalizadores florescentes – estilo vaga-lume – para chamar a atenção dos motoristas.

3 – Equipamento adequado

Utilizar roupas e meias de compreensão próprias para andar de bicicleta vão te ajudar a pedalar mais. Elas podem diminuir a fadiga e a tensão, além de auxiliar na recuperação muscular.

4 – Beba água

Leve sempre uma garrafa d’água para onde for. A importância da hidratação correta, principalmente em dias quentes e secos, é gigantesca. O ideal é consumir pelo menos dois litros de água por dia.

5 – Nunca vá sem o capacete

Por fim, mas imprescindível também, é usar capacete. Nada de bancar o super-herói por aí. Simples quedas, sem equipamento de proteção, podem ocasionar graves lesões.

Fonte: Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas).

Você também vai gostar

Ciclismo

Estratégias eficazes otimizam a performance em treinos e competições

Ciclismo

Ciclismo é reconhecido por trabalhar vários grupos musculares

Ciclismo

Mais um conjunto de teses que reforça que esse esporte não se resume em apenas pedalar

Ciclismo

Para quem está buscando salto de qualidade ao andar de bicicleta, confira quais os exercícios de força que ajudam o ciclista

Sair da versão mobile