Connect with us

O que você está procurando?

Ciclismo

4 exercícios imprescindíveis para evolução do ciclista

Para quem está buscando salto de qualidade ao andar de bicicleta, confira quais os exercícios de força que ajudam o ciclista

4 exercícios imprescindíveis para evolução do ciclista
Foto: Shutterstock

O trabalho de força é um ótimo aliado para o ciclista. Fortalecer a musculatura irá ajudar não apenas nas pedaladas, como também quando chegar o momento de buscar mais potência para encarar as subidas.

Pensando nisso, separamos 4 exercícios práticos para os ciclistas realizarem esse trabalho de fortalecimento. O ideal é que cada um deles seja feito em três séries, que podem variar entre 12 e 15 repetições cada, de acordo com seu nível de treinamento. Veja!

1 – Pedalar com potência

O quadríceps é responsável, em grande medida, pela potência que o ciclista precisa desenvolver. Faça o stiff tipo sumô, exercício completo para desenvolvê-lo.

Como fazer: segure a carga entre as pernas. Pode ser um kettlebell ou outro peso improvisado. Mantenha os pés bem afastados e leve o quadril para trás. Não estenda totalmente os joelhos e faça as repetições sem pausar.

2 – Subir com soltura

O segredo do bom desempenho do ciclista está, em parte, nos glúteos. A potente musculatura da região é muito importante nos primeiros 90 graus da pedalada.

Como fazer: o afundo trabalha bem os glúteos. Segure um halter em cada mão e leve o joelho da perna de trás abaixo do tornozelo.

3 – Evitar dores nas costas

A musculatura extensora das costas participa da estabilização do corpo no ciclismo, fazendo o contrabalanço do movimento de pernas e braços. Se ela não está fortalecida, fica sobrecarregada.

Como fazer: com o abdome contraído e as pernas sem flexionadas, segure um peso colado ao umbigo e faça extensões do tronco até 45º na vertical.

4 – Saltar obstáculos

Para saltar obstáculos que eventualmente aparecem no caminho, o ciclista precisa ter força nas dorsais, romboides e na porção posterior do deltoide (ombro). Esses músculos também são bastante acionados na estrada quando você fica de pé, ao subir e ao sprintar.

Como fazer: Este exercício trabalha esse ponto fraco de forma bem eficiente. Mantenha os joelhos sem flexionados e o abdome bem contraído durante todo o movimento.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Advertisement

Você também vai gostar

Angélica Almeida

Angélica Almeida, personal trainer e colunista do Sport Life demonstra a execução correta

Fitness

Pesquisa aponta que a maioria das pessoas não consegue dar continuidade aos planos traçados no réveillon

Ciclismo

Mais um conjunto de teses que reforça que esse esporte não se resume em apenas pedalar

Treinos

A recomendação é direcionada principalmente para quem “chutou o balde” na folia