10 dicas para melhorar a corrida de montanha

O treinador e atleta Emerson Bisan dá dicas essenciais para melhorar seu desempenho nas trilhas

Corrida na montanha
Foto: Shutterstock

Para quem gosta de deixar o clima urbano na hora de se exercitar, a corrida de montanha é uma ótima pedida. No entanto, os treinos para quem pratica corrida de montanha são diferentes dos treino para as corridas de rua. São duas modalidades diferentes, que demandam esforços e técnicas diferentes.

Os obstáculos encontrados nas trilhas exigem um bom preparo para você mandar bem. Por isso, conversamos com Emerson Bisan, treinador e ultramaratonista, que deu algumas dicas para melhorar seu desempenho na corrida de montanha.

 

1. Treinos específicos

Por mais que se simule em equipamentos ou treinos específicos de propriocepção, equilíbrio, força, simuladores de escada, só tem um jeito do seu corpo se adaptar as exigências da corridas de montanhas. Indo pra elas! Então procure semanalmente fazer treinos específicos nas diversas situações de dificuldade das montanhas.

 

2. Conheça a prova

Estude a prova ou os mapas dos locais onde vai fazer sua corrida de montanha. Hoje em dia você consegue ver nos guias das provas, sites e aplicativos em que momento das corridas você vai atingir tal altitude e vai conseguir se dosar melhor a intensidade da sua prova.

Corrida na montanha

Foto: Shutterstock

3. Roupas adequadas

Procure o material adequado de acordo com cada tipo de terreno. Por exemplo, um terreno mais liso e úmido com trilhas fechadas e buracos exige um grip diferente de um tênis para um mais duro.

 

4. Treinos de força

Logicamente, as corridas de montanha exigem um preparo físico maior do que para as corridas de rua. Priorize os treinos de força! Treinos funcionais e musculação devem ser colocados com carinho na preparação.

9 dicas para aumentar sua economia de corrida

Foto: Shutterstock

 

5. Contato com a natureza e atenção às trilhas

Uma das grandes vantagens e diferenciais das corridas de montanhas é o contato com a natureza. Ver, ouvir e sentir todo o comportamento natural do lugar aumenta esse contato e faz você estar concentrado no percurso e nas marcações nas trilhas feitas pela organização. Se você não for acostumado, cuidado ao correr ouvindo música com fones de ouvido, para não perder todo esse contato, curtir a natureza e estar atento ao percurso.

 

VEJA TAMBÉM:

A escolha do tênis influencia nas lesões?
Barriga Inchada: descubra 3 coisas sobre ela

Evolução na corrida: como começar no esporte e alcançar seus objetivos

 

6. Leve seu equipamento

Mesmo que um evento prometa um abastecimento de água ou suplemento isotônico nas provas, procure ter o mínimo de autonomia em caso de acontecer alguma falha nesse abastecimento. Ou se por algum engano perder o percurso e aumentar o seu tempo até chegar no próximo abastecimento.

 

7. Foco nas subidas

Procure realizar os treinos com variações altimétricas proporcionais às provas de montanhas. Mesmo que não consiga subir o total acumulado igual a de um grande desafio, repita uma pequena subida várias vezes em alguns treinos até se aproximar de um total acumulado da prova.

corredora bebendo água em corrida de montanha

Foto: Shutterstock

8. Respeite os outros corredores

Procure sinalizar um competidor que está se aproximando, dizendo o lado que vai ultrapassar pra manter o menor contato possível, evitando acidentes. Já se for o mais lento procure dar o caminho aos mais rápidos, fazendo a prova fluir com mais velocidade e segurança.

 

9. Treine em grupo

Faça pelotões pra sair e treinar nas montanhas. Além de ser muito motivante e incentivador a competitividade sempre melhora a performance.

 

10. Conte com a ajuda de um profissional

Procure profissionais especializados e certificados pra elaborar sua programação de transição da rua pra montanha. Um profissional vai te orientar como chegar no seu melhor em uma determinada prova de montanha, e na hora certa.

 

Fonte: Emerson Bisan, atleta e treinador da Nova Equipe Assessoria Esportiva, em São Paulo (SP).

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você