Iniciou a semana com objetivo de mudança de hábitos alimentares? Parabéns! Mas cuidado ao excluir vários nutrientes e acabar apostando no modelo de dieta restritiva. O nutrólogo Dr. Ronan Araujo admite que as dietas restritivas afetam a saúde em longo prazo.
O veto do médico para dietas restritivas
“Você deve ter em mente que não é a quantidade que você come, mas sim a qualidade do alimento. As dietas restritivas não são soluções saudáveis ou sustentáveis para emagrecer. A reeducação alimentar e de estilo de vida podem ser uma forma de aprender a fazer escolhas alimentares mais saudáveis sem restrições ou proibições. E o acompanhamento de um profissional qualificado é essencial para te ajudar nesse processo”, orienta o doutor Ronan.
O seu metabolismo vai ser afetado com essa proposta, ou seja, dificulta ainda mais quando você almeja perder calorias. Araujo ainda vai explicar no parágrafo anterior como o tecido muscular torna-se prejudicado.
“A perda de massa muscular também pode afetar o metabolismo, tornando mais difícil a queima de calorias e o controle de peso. Isso porque o tecido muscular é responsável por um gasto energético maior do que o tecido adiposo. Ou seja, quanto menor a massa muscular, menor será o gasto calórico em repouso”, relata o nutrólogo.
Ronan destaca também que as dietas restritivas geralmente envolvem a restrição calórica ou de nutrientes, o que acarretam a uma perda de peso rápida e significativa em curto espaço de tempo.
Demais orientações
O doutor ainda esclarece que muitas vezes as pessoas voltam aos seus hábitos alimentares anteriores, que não costumam ser saudáveis e levam a um aumento de peso até maior do que o início da dieta, fato que gera o efeito “sanfona” e pode ser perigoso.
Ronan Araujo finaliza que o ideal para quem quer emagrecer é adotar um estilo de vida saudável, com inclusão de alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos. A alimentação deve ser rica em nutrientes, como carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais e deve ser de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.
Dado
A orientação do nutrólogo parte de encontro com desejo da maioria dos brasileiros. O estudo da plataforma Bake and Cake Gourmet foi divulgado em 2022 e apontou que mais de 60% das pessoas buscam uma alimentação restritiva, aponta pesquisa.
Outro acréscimo desse levantamento é que existe a alta procura dos brasileiros por estratégias low carb, isentos de glúten ou lactose, vegetariana e vegana. Essa plataforma online consultou 863 pessoas de 15 de novembro de 2021 até 20 de março de 2022.