Dor no corpo: por que no frio é pior? Entenda

Ortopedista explica como as temperaturas baixas podem aumentar o desconforto articular

Dor no corpo piora no frio
Dor no corpo piora no frio / Foto: Shutterstock

Por diversos motivos, algumas pessoas sentem dor no corpo diariamente, principalmente nas articulações. Joelho, tornozelo, cotovelo, punhos e costas costumam liderar as queixas de desconforto. Mas, quando começa a época de frio, muitos desses indivíduos percebem que o problema tende a piorar.

Pode parecer bobagem, ou apenas um mito. Mas, sentir mais dor no corpo durante o frio não é mera coincidência. Pessoas com artrose, problemas articulares ou que já fraturaram algum osso costumam ser as principais vítimas das baixas temperaturas.

“Não é à toa que articulações que estão com um processo de artrose costumam melhorar quando se usa uma bolsa de água quente. A artrose prefere o calor”, explica o médico ortopedista, Dr. David Gusmão.

Segundo o especialista, esse grupo de pessoas que sente mais dor no corpo durante o frio também tende a sofrer quando uma chuva se aproxima.

“Isso acontece porque, quando o tempo está fechando e está próximo de chover, ocorre uma mudança da pressão atmosférica e, muitas vezes, a pressão intraóssea de uma articulação que está com desgaste de um osso, ou que teve uma fratura, não consegue se equilibrar na velocidade rápida o suficiente para acompanhar essa mudança. Então, o tempo frio causa mais dor articular em quem tem artrose e as mudanças bruscas de pressão atmosférica de quando está pra chover também”, conta o ortopedista.

Exercícios físicos combatem o frio

Se você costuma sentir mais dor no corpo durante os dias de frio, uma boa saída para amenizar esse desconforto é realizar atividades físicas com frequência. Conforme disse o Dr. Gusmão, “a artrose prefere o calor”.

“Quando a pessoa tem alguma articulação com artrose em um grau médio, por exemplo, e ela começa uma atividade física, o corpo aquece, aumenta a lubrificação e a flexibilidade do tecido de colágeno. Isso diminui os sintomas. Já o corpo frio, parado, com pouca lubrificação e pouca elasticidade do colágeno, fica mais sensível à dor articular”, finaliza o Dr. Gusmão.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você