Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Artrose: prática de atividades físicas pode reduzir dores

Especialista revela quais atividades físicas são benéficas para o paciente de artrose

artrose
Foto: Saúde em Dia/Shutterstock

A artrose é uma doença articular degenerativa que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas. As estruturas mais atingidas são as articulações das mãos, joelhos, coxofemorais (ligação da coxa com o quadril) e coluna.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a artrose é uma doença que não tem cura. Por conta disso, o seu tratamento baseia-se em sessões de fisioterapia, ingestão de remédios anti-inflamatórios, analgésicos e atividades físicas.

Quanto a prática de exercícios no tratamento da artrose, é fundamental consultar um médico especialista para saber o estágio da doença e em que condições o individuo poderá praticar as atividades.

Mas, no geral, o esporte é um grande aliado no tratamento, já que melhora o desempenho funcional das juntas e traz sensação de bem-estar ao paciente.

“Os últimos estudos têm mostrado que os exercícios reduzem as dores, aumentam a sensação de bem-estar, trazem realização pessoal e qualidade de vida. Os pacientes evitam as consequências do estilo sedentário, como obesidade, problemas cardíacos e diabetes”, conta o Dr. Marco Aurélio Neves, ortopedista e traumatologista.

Exercícios físicos recomendados no tratamento contra artrose

Além de diminuir o uso de fármacos, incluir a prática esportiva no tratamento de artrose pode ajudar a fortalecer a musculatura. O ortopedista Marco Aurélio Neves recomenda atividades funcionais, pilates, yoga, ciclismo, natação, hidroginástica e até dança.

No entanto o médico alerta para a busca de uma análise de cada caso de artrose. ” É recomendável fazer uma avaliação médica da condição das estruturas ósseas do seu corpo, antes de continuar a fazer um esporte ou mesmo antes de começar a se exercitar”, pondera.

Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) há atividades de trabalho e desportivas em que, os movimentos intensamente repetitivos, podem causar danos articulares a médio ou curto prazo.  

“Quem pratica esportes sem se preparar previamente, sem orientação e com volume e intensidade acima da capacidade, tem riscos enormes de acelerar a degradação da cartilagem. O que faz a artrose aparecer mais rápido na sua vida – ou mesmo avançar”, finaliza o ortopedista.

Fonte:  Dr. Marco Aurélio S. Neves – @drmarcoaurelio.ortopedia – Médico ortopedista e traumatologista e Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

Cada ajuste é necessário para potencializar os resultados

Nutrição

Truques que mantêm os amantes de doces aliviados nesse dia festivo

Nutrição

Alimento costuma estar em alta principalmente na época de Páscoa

Treinos

O necessário para evitar que o processo de emagrecimento seja perigoso

Treinos

Falhas que resultam em lesões e no afastamento de um sujeito

Nutrição

A consulta com um especialista ajuda na construção de um objetivo

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Esse tipo de condição costuma ser um grande vilão da terceira idade

Treinos

Rotina de exercícios com acompanhamento médico é fundamental

Treinos

Essa explicação ajuda a guiar na hora de definir os objetivos

Saúde

Ainda assim, o recomendado é se consultar com um especialista antes de treinar