Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Treinamento de ombro: 5 exercícios para ganhar mobilidade e força

Exercitar corretamente os deltoides é fundamental para alinhar o físico e evitar lesões

treinamento de ombro (1)
Treinamento de ombro / Foto: Shutterstock

Talvez algumas pessoas não saibam, porém, o treinamento de ombro é um dos mais importantes quando o assunto é academia. Negligenciar essa musculatura, além de deixar o físico desalinhado, pode favorecer o aparecimento de dores articulares e até mesmo lesões mais graves. Sem falar que deltoides bem trabalhados e definidos aumentam a circunferência escapular e provocam uma maior sensação de cintura fina.

O treinamento de ombro também é fundamental para corrigir possíveis problemas posturais. De acordo com o personal trainer Giulliano Esperança, é preciso ter em mente que a estabilidade dessa região também depende das costas, do peitoral e de toda a parte postural. Pensando nisso, o profissional separou alguns exercícios que, além de fortalecerem os deltoides, também vão promover um melhor alinhamento do corpo.

“O ombro vai pagar a conta de uma postura fraca e essa postura começa lá nos pés. Por isso que em nossa sequência temos exercícios para melhorar a postura. O que impacta no melhor alinhamento de tronco e dos ombros”, explica.

5 exercícios para incluir no treinamento de ombro

1-Desenvolvimento Unilateral Alternado

Mantenha os pés na largura do quadril e ligeiramente apontados para fora. Contraia o abdômen e fixe o olhar para frente. Eleve os braços para cima de forma alternada e sem estender completamente os cotovelos.

2- Crucifixo Inverso Alternado em Pé

Utilize a mesma posição do exercício anterior. Mas, dessa vez, abra horizontalmente o braço, simulando a posição de um crucifixo. Inicie com a mão direita e acompanhe com o olhar. Retorne a posição inicial e realize com a mão esquerda. “Um ponto importante: sempre junte as mãos, solte o ar e ative o abdômen”, recomenda Giulliano.

3- Flexão – Elevação – Abdução de Ombros

Usando o mesmo princípio de posição dos exercícios anteriores, inicie a flexão dos ombros elevando-os para frente, em um ângulo de 45º. Faça também uma rotação de manguito, até que as palmas das mãos fiquem completamente voltadas para a frente. “Um exercício completo, que percorre as três regiões do ombro: anterior, lateral e posterior”, conta o personal.

Giulliano também recomenda a realização de exercícios posturais, para potencializar a ativação correta no treinamento de ombro. Veja:

4 – Balance de tornozelo

Eleve uma perna e mantenha a perna de apoio com o joelho ligeiramente flexionado. Mantenha essa posição de 15 a 30 segundos. Alterne os lados e repita de três a cinco séries.

5 – Namastê (Extensão de Quadril + Retroversão Pélvica)

Mãos de gratidão, posicionadas no peitoral. Pés na largura do quadril e, novamente, ligeiramente apontados para fora. Mantenha uma ligeira flexão de joelhos, projete o tronco para frente, deixe a cabeça alinhada com a coluna e desça entre 45º e 90º (o quanto vai descer depende diretamente do grau de força e mobilidade). Retome a posição inicial, expirando o ar e realizando uma retroversão pélvica, junto com a ativação abdominal.

Importante
Em todos os exercícios, mantenha o abdômen ativado e com a retroversão pélvica do quadril.

Recomendações finais

Antes de iniciar o treinamento de ombro, vale lembrar que a musculatura possui três tipos diferentes de fibras: frontais, mediais e posteriores. Alcançar uma boa série de exercícios para a região depende, justamente, de trabalhar corretamente todas essas partes.

Outro ponto fundamental é o aquecimento. Iniciar com exercícios intensos e pesados, sem sinalizar para a articulação que ela será trabalhada é muito arriscado. De acordo com Giuliano, o ideal é começar o treinamento de ombro com movimentos leves e, gradativamente, aumentar a intensidade.

Por fim, não devemos esquecer que exercícios de costas e peito também trabalham um pouco os deltoides. Por isso, caso seu treino seja intenso e vise a hipertrofia, uma boa saída é descansar ou intercalar os treinos de membros superiores com dias voltados apenas para os membros inferiores.

Mas, o ideal mesmo é consultar um profissional de educação física, para que ele monte uma periodização personalizada e atenda corretamente os seus objetivos.

“Incluir esses exercícios, além dos específicos de alongamento e mobilidade, podem elevar a capacidade articular, aumentar a força, melhorar a função dos ombros e prevenir lesões”, finaliza Giulliano.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

O tempo gelado não é motivo para ficar debaixo do cobertor

Nutrição

A moderação ajuda no consumo seguro desse produto

Fitness

Dicas que influenciam no processo de envelhecimento saudável

Fitness

Opções que servem até para quem não se identifica com musculação

Fitness

Opções que ajudam até a abandonar o estilo "convencional"

Nutrição

Outra prova de que é possível curtir o fim de semana de maneira equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Opções que ajudam até a abandonar o estilo "convencional"

(+) Esportes

Essas lesões são recorrentes nas artes marciais e esportes de combate

Ganhar massa muscular

Especialista explica como fazer uma dieta de recomposição corporal de maneira simples e prática, com resultado em poucos meses

Definir músculos

Conjunto de dicas que serve para esclarecimentos de dúvidas