A 42K Chapada Diamantina é uma prova de montanha com trechos de estradas com calçamento do tempo dos garimpos, single tracks lindíssimos e travessia no leito do rio em percursos de 5, 13 e 42 km. O cenário é incrível, mas o desafio é grande. A largada é dia 3 de outubro, em Igatu, pequena vila localizada em Andaraí, no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
+ Confira a agenda completa de eventos
“É uma prova de trail com relevo bem diferenciado, altimetria de aclives e declives, momentos de riachos, trilhas com pedras, vegetação fechada em alguns pontos. Assim, o corredor de rua que está migrando para esse formato de prova deve esquecer a realidade do asfalto, e precisa saber caminhar, pois haverá muitos momentos que isso será necessário. O corpo precisa estar adaptado à dinâmica de intercalar corrida e caminhada, além de conseguir correr com mochilas de hidratação, camisa longa, meias e calças. Isso tudo precisa ser treinado”, recomenda o treinador Diogo Andrade da equipe Triação, de Salvador.
O corredor Joseval Campos dos Santos participou da última edição e sugere que os atletas não descuidem do treinamento intenso. “É uma prova muito difícil, e o treinamento precisa ser muito específico, visto que são vários tipos de pisos, pedras. Corremos um longo trecho no leito do rio, atravessamos montanhas bem inclinadas, com um sol escaldante, e não há hidratação no percurso, leve o que precisar. Igatu é um local de difícil acesso, então tenha em mente que é um percurso duro e sem estrutura de socorro. Se for fazer os 42 km precisa estar muito bem preparado”, diz.
Depois de vencer o desafio, o bom é tirar uns dias de descanso para curtir todas as belezas do Parque Nacional e as diversas atrações como o Poço Encantado e o Poço Azul. Mais informações no site oficial do evento.