Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Engordou na pandemia? 10 dicas para ter autocontrole da ansiedade

Comer de forma exagerada pode ser um hábito criado para aliviar uma sensação ruim. Confira as dicas para driblar a ansiedade

Engordou na pandemia? 10 dias para ter autocontrole da ansiedade
Foto: Shutterstock

Se você continua comendo mesmo sentindo saciedade, come automaticamente sem quase perceber o que está ingerindo ou sente uma vontade muito grande por alimentos ultraprocessados, atenção: pode ser ansiedade! Esse, aliás, é o principal problema de muita gente durante a pandemia, dificultando o processo de emagrecimento ou mudança de hábitos. “Vale para as pessoas que estão acima do peso e as pessoas magras, saudáveis ou não. Todos nós estamos nessa linha tênue entre comer por necessidade fisiológica ou por necessidade emocional”, destaca a nutricionista Nathy Loyola, da Loyola Concept.

10 dicas para ter autocontrole

Uma vez identificado o ato de comer sem fome, é possível adotar algumas estratégias para fazer a vontade passar, ou para amenizar a ansiedade. A nutricionista Nathy Loyola elaborou uma lista que pode ser bastante útil nesses momentos. “Se fizer pelo menos 25% da lista já terá um avanço incrível”, destaca.

1 – Tenha horário para acordar.

2 – Controle o tempo que assiste TV, pois o excesso de notícias ruins vai te levar a ansiedade.

3 – Mantenha a água sempre disponível para beber. Fome e sede se confundem muito.

4 – Faça chás relaxantes, como: erva-doce + chá-verde (para dar saciedade e acalmar) ou chá de hortelã + mulungu, ou camomila também para o mesmo efeito. Mesmo assim, se não funcionar ou não gostar de chá, use o anis-estrelado na água para combater a ansiedade.

5 – Faça sempre uma lista do que irá fazer no dia, pois planejamento é essencial. Assim você não se perde nas tarefas e está com a mente sempre ocupada.

6 – Não compre muitos petiscos industrializados, eles são gatilhos para que você, com ansiedade, fique comendo o dia todo (o famoso beliscar).

7 – Tenha sempre em casa um mix de castanhas, frutas cortadas, vegetais fatiados com azeite, e use-os para lanches, e sempre refletindo antes se essa fome não é emocional, que é sempre aquela de escolhas das vontades e a fisiológica é aquela que comeria qualquer coisa, sem escolhas.

8 – Cuide da sua mente. Faça tarefas, como arrumar aquele guarda-roupa, a gaveta da bagunça ou algumas tarefas que sempre são adiadas. Mente ocupada, fome emocional controlada.

9 – Faça alguma atividade física (Ddance, faça polichinelo, agachamentos, flexão, pule parado (instale apps gratuitos de exercícios). Você não terá mais desculpas para não fazer atividades físicas.

10 – Mantenha seu intestino saudável, ele é responsável por diminuir a ansiedade. Inclua probióticos e alimentos integrais. Quando mantemos as bactérias boas no intestino, elevamos a serotonina (hormônio do prazer) e, consequentemente, diminuímos o cortisol (hormônio do estresse). 

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Nutrição

Essas são as opções que garantem uma refeição equilibrada

Advertisement

Você também vai gostar

Angélica Almeida

Angélica Almeida, personal trainer e colunista do Sport Life, revela como a atividade atua na saúde mental

Nutrição

Outro motivo para apostar na dieta equilibrada em prol do bem-estar diário

Treinos

Essa prática é uma oportunidade para mudança de hábitos em 2023

Nutrição

Entenda como alguns ingredientes conseguem agir dentro do organismo e melhorar a qualidade de vida