Treinos

Entenda o propósito do cutting na musculação

Em suma, cutting contribui para perda de gordura sem que haja prejuízo de massa muscular

Propósito do cutting na musculação - Shuttesrtock

A musculação faz parte dos principais exercícios físicos, que deixam alguém sarado em longo prazo. Essa atividade não consiste apenas em treino duro, alimentação regrada, hidratação correta e boas horas de sono. Nesse sentido, o Sport Life vai expor o propósito do cutting na musculação com a ajuda da personal trainer e nutricionista Aline Becker.

Saiba qual é o propósito do cutting na musculação

“A pessoa entra na fase de cutting quando quer secar, perder gordura e conservar a massa muscular. Então, nós vamos encontrar estratégias alimentares e de treinos também para que seja possível perder o máximo de gordura possível, conservando a massa muscular para ter hipertrofia, o que nada mais é do que a própria definição muscular”, garante Aline.

Dessa forma, Becker pontua que o cutting é a fase de reparação e começa depois do bulking, momento em que uma pessoa busca ganhar massa muscular e faz uma dieta hipercalórica, com proteínas e carboidratos para ganhar esse volume muscular, e, consequentemente, há os treinos fortes juntos já que nessa fase há demanda de substrato energético.

“Você está em uma dieta hipercalórica nessa fase de bulking de construção de ganho de massa muscular. Consequentemente, você consegue ter melhores desempenhos no treino, justamente porque você está comendo muito. Então, o cutting começa depois dessa fase, pois o objetivo do cutting é perder gordura e ganhar definição muscular”, acrescenta a personal trainer.

Além disso, Aline cita que a ideia é que o treino de cutting seja bem semelhante com o de bulking. O motivo é que uma pessoa precisa conservar a massa muscular e que esse treinamento ocorra de 40 a 60 minutos.

“Eu vejo que bastante gente diminuiu a intensidade dos treinos na fase de cutting e acaba perdendo massa muscular. Então, essa não é a ideia. A ideia é que você mantenha o ritmo, mas consequentemente vai acabar rendendo menos por conta da falta de substrato da dieta hipercalórica”, orienta.

O que é permitido e proibido comer no cutting?

A proteína é o nutriente essencial para minimizar as perdas de massa muscular, isto é, aceita tanto no bulking quanto no cutting, diferente quando se trata do carboidrato.

“Quando a gente tem mais força na fase de bulking, a gente consegue potencializar o ganho de massa muscular. Já na fase de cutting a gente minimiza os carboidratos, principalmente os simples, que são arroz branco, farinha, e etc. A gente minimiza esse tipo de carboidrato na quantidade e temos que melhorar a qualidade dos carboidratos na fase de cutting”, declara.

O último acréscimo sobre o cutting

“Se uma pessoa sentir que precisa de mais descanso em algum grupamento muscular, pode pular um dia de treino. Essa é uma das estratégias usadas na fase de cutting. Como eu falei, pela falta de substrato energético da dieta hipocalórica, às vezes a recuperação muscular demora um pouco mais. O cardio ajuda a perder gordura nessa fase, mas a quantidade deve ser analisada, porque às vezes a pessoa acaba fazendo em excesso e acaba perdendo massa magra no processo”, termina Aline Becker.

Você também vai gostar

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Sair da versão mobile