3 exercícios para manter a coluna no lugar

Adeus, dores nas costas! Especialista sugere três exercícios indispensáveis para manter a coluna no lugar! Veja quais e como executá-los

manter coluna no lugar
Foto: Shutterstock

Com o mundo moderno, fica quase impossível se levantar e se mexer fora de uma academia. Mais da metade da população brasileira passa quase 90% do dia sentado. Entretanto, nosso corpo não foi feito para ficar parado, e muito menos sentado.

manter coluna no lugar

Foto: Shutterstock

Veja também: Por dentro o projeto Breaking2 da Nike

4 receitas saborosas de sucos funcionais

Para pôr um fim ao grande problema da modernidade: o sedentarismo, e ainda manter o corpo longilíneo, a profissional de educação física Audrea Lara criou um método que deixa a atividade física lúdica e divertida e em poucos passos também deixa a coluna no lugar.

Idealizadora do Ballet Pilates (modalidade que mistura movimentos leves da dança unido com a força do método de Joseph Pilates) Audrea conta que através dos fundamentos do mat pilates, as atividades ajudam no alongamento e fortalecimento dos principais grupos musculares como o core. Alguns exercícios usando a simples bola grande de pilates (Fit Ball), obrigatoriamente a postura já tem que ficar ereta. “Uma das primeiras coisas que precisa verificar é se você está usando uma bola que tenha o tamanho certo e que esteja devidamente insuflada. Depois disso, entenda que a bola é uma parte do seu corpo e grude nela, assim os exercícios se tornam ainda mais seguros”, alerta Audrea.

Abdominal

Durante abdominal é possível trabalhar o fortalecimento da musculatura do abdômen. Assim, conseguimos com que o exercício alcance uma ativação completa das costas e dos estabilizadores da coluna.

  • Deite-se com a parte (região dorsal) sobre a bola e coloque as mãos atrás das orelhas.
  • Flexione o tronco, aprofunde o abdomem e volte para a posição inicial.
  • Para evitar esforçar o pescoço, queixo mais próximo do peito, como se tivesse segurando um limão, olhe para a frente e não para os joelhos.

Flexão do tronco na bola

  • Ajoelhe-se em frente à bola, com a barriga pressionada sobre esta e coloque as mãos sore cada lado da bola.
  • Estenda as costas esticando os braços e as pernas e volte à posição inicial depois de uma pequena pausa.
  • Expire ao estender e inspire ao voltar à posição inicial.

Extensão Braços – Pernas (alternando)

  • Deite-se na bola, com a barriga pressionando contra ela e mantenha o equilíbrio com os pés e as mãos no chão.
  • Estique o braço esquerdo e a perna direita para fora e para cima e baixe-os depois de uma pequena pausa. Troque de lados depois de cada repetição.
  • Expire ao esticar e inspire ao voltar à posição inicial.

Fonte: educadora física Audrea Lara, formada pela USP e certificada em Pilates nos Estados Unidos pela professora Romana Kryzanowska. Criadora do Ballet Pilates, foi ela quem elaborou os programas de treinamentos diferenciados para instrutores, baseados nos princípios de Pilates e reeducação postural.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você