Conhecidos como vilões do emagrecimento, os carboidratos são fundamentais para as funções do organismo. Isso porque esse macronutriente é uma fonte rica de energia, além de atuar como regulador dos níveis de glicose e de insulina.
Seu teor calórico pode ajustar, mas a ingestão de carboidratos não faz mal algum. Entretanto, como adverte a nutricionista Isabela Zago, é importante tomar um cuidado especial com os produtos industrializados, que possuem açúcar e farinha branca em excesso em sua composição.
“Quando falamos desses cuidados, não nos referimos a frutas e raízes, mas o processo de acrescentar muito açúcar e farinha nos alimentos de forma não calculada. Isso leva a algumas alterações metabólicas, como resistência à insulina, aumento de gordura de maneira geral (principalmente abdominal), diabetes e excesso de colesterol”, explica a especialista.
Por que não devo cortar os carboidratos da dieta?
Mesmo as dietas que reduzem significativamente a ingestão de carboidratos, como a low carb e a cetogênica, não eliminam completamente o consumo do macronutriente. A diferença é que, nesses casos, passam a ser ingeridos alimentos ricos em carboidratos complexos, com maior teor de fibras e água. Esses alimentos também contém um menor índice glicêmico e são absorvidos mais lentamente pelo corpo.
É importante destacar que esse tipo de dieta não é recomendada para todas as pessoas, e só deve ser feita com a orientação de um profissional. Até porque, retirar carboidratos da dieta de forma não planejada pode causar alterações metabólicas e intestinais.
“Os carboidratos são bem-vindos desde que porcionados e planejados. Cada pessoa deve ser avaliada de forma individual. Devemos organizar e entender se aquele paciente apresenta algum quadro patológico. Se for um paciente diabético, por exemplo, a recomendação é diferente de um paciente que quer apenas emagrecer”, instrui Isabela.
8 alimentos para fazer as pazes
Para quem deseja extrair os principais benefícios que os carboidratos têm a oferecer, a nutricionista Isabela Zago separou 8 alimentos que podem ser incluídos na dieta:
- aveia
- frutas (inteiras e não processadas)
- batata-doce
- arroz integral
- mandioquinha
- pão integral
- grãos como o grão-de-bico, lentilha, ervilha e feijão
- sementes
Fonte: Isabela Zago, nutricionista.