Saboroso e saudável: conheça benefícios e receitas com feijão

Alimento muito comum na dieta dos brasileiros, feijão garante 3 vantagens ao nosso corpo e não gera o incômodo das flatulências!

Feijão: Saboroso e saudável, ele precisa estar no seu dia a dia
Foto: Shutterstock

O feijão é uma paixão dos brasileiros! E, melhor do que isso, ainda é um alimento muito útil para nos: ajuda na imunidade, não possui tantas calorias e ainda não gera flatulências, se feito da maneira certa. Quer aprender mais sobre esse grão? Confira!

Deixe de molho e evite as flatulências! O feijão contém alguns componentes em sua casca que não são capazes de serem digeridos e que acabam sendo fermentados pelas bactérias do intestino, o que pode levar a flatulências e desconfortos gastrointestinais. Alguns desses componentes, como o fitato, também podem atrapalhar a absorção de minerais presentes naturalmente no feijão, como o ferro e o zinco. Uma maneira de fazer com que isso não ocorra é deixar o feijão de molho, pois a água reduz significativamente esses compostos. É importante, então, que antes da cocção, o feijão fique de molho entre 8 e 12 horas, mas é necessário trocar essa água na metade do tempo e, após todo o período, a água deve ser descartada e o cozimento deve ser realizado em uma nova porção.

Não engorda! Isso é uma ideia errada, visto que nenhum alimento de forma isolada é responsável pelo ganho de peso, e sim quando consumimos diversos alimentos em excesso, em uma quantidade maior do que o corpo necessita. Além disso, muitas pessoas acabam substituindo o arroz e o feijão, alimentos in natura, por lanches ou outros alimentos que consideram melhores para perda de peso, muitas vezes optando por itens industrializados e menos nutritivos.

Up na imunidade! O feijão é uma leguminosa muito nutritiva, além de importante fonte de proteínas quando combinado com o arroz. As proteínas são essenciais para a formação de células do corpo, inclusive às de defesa. Muitos benefícios são atribuídos às fibras, pois estão associadas à saúde gastrointestinal, que possui um papel muito importante na defesa do corpo, já que é lá onde estão localizadas a maior parte das células do sistema imune. Além disso, possui vitaminas e minerais e também compostos que atuam no combate aos radicais livres, protegendo as células do sistema de defesa contra lesões. Todos esses compostos antioxidantes juntamente com as vitaminas e os minerais possuem funções importantes para o funcionamento adequado do sistema imunológico.

Vantagens até no caldo! O caldo de feijão também possui diversos nutrientes, porém em uma quantidade menor quando comparado aos grãos, principalmente em relação às fibras.

Por isso, para aproveitar esse período de inverno, que tal conhecer receitas de caldo de feijão? Além de manter o corpo aquecido, o caldo de feijão engloba muitas proteínas e sais minerais. O combo perfeito para manter a saúde lá em cima no inverno! Confira 3 receitas:

Caldo de feijão-preto: O feijão-preto é conhecido por ser servido na feijoada, mas o que você não sabe é que dá para ir além e degustar dos benefícios dessa iguaria em caldos deliciosos com esse que vai bacon e variados temperos.

Caldo de feijão com vagem: Que tal duplicar os benefícios do caldo e utilizar a vagem para dar um sabor mais especial e colorido? Essa receita é aquela carga de nutrição que o seu corpo está precisando.

Caldo de feijão picante: Essa opção é especialmente para quem ama uma comida mais temperada e com pimenta. Vale apostar na pimenta como uma boa aliada na desintoxicação!

Consultoria: Ivy Oliveira, Gerente de Serviços de Marketing da Camil e que coordena a cozinha experimental da marca.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você