Ser fitness no verão é uma das buscas mais comuns nessa época do ano. Após meses sem muita preocupação com a dieta e o treino, é normal que algumas pessoas queiram recuperar o tempo perdido para aproveitar a época mais quente da temporada. Além disso, com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, gradualmente, as pessoas retomam suas rotinas, tornando-se naturalmente mais ativas.
No entanto, a pressa para recuperar o tempo perdido pode ser um grande problema. Sabemos que o processo de emagrecimento tende a ser complexo para algumas pessoas. Para ganhar massa muscular também é preciso ter paciência. Mas, mesmo assim, não é impossível ter bons resultados em pouco tempo. Para isso, é necessário ter consciência do seu estágio atual e traçar metas plausíveis.
Para auxiliar as pessoas que querem apostar em uma vida fitness no verão, o treinador Leandro Twin separou algumas atitudes que precisam ser evitadas. Confira:
1 – Cuidado com o treino em jejum
É comum que algumas pessoas, seja por estratégia ou devido à rotina apertada, treinem de manhã, ainda em jejum. Segundo Twin, essa prática pode causar mal-estar em indivíduos iniciantes e ser excessivamente desgastante para os mais avançados. Portanto, verifique com um profissional de educação física se você está apto para realizar esse tipo de treino.
2 – Evite comer em um horário próximo ao treino
Existe um conceito no imaginário popular de que é preciso comer algo antes do treino, para que o corpo tenha mais energia. De fato, essa atitude faz sentido e deve ser aplicada por quem pretende ser fitness no verão. No entanto, é preciso ter um bom intervalo entre o término da última refeição e o início da atividade física. “O processo digestivo demanda fluxo sanguíneo. A congestão nessa região central retira o sangue das periferias e faz a diminuição de performance”, explica o treinador.
3 – Cuidado com os cochilos
Muitos acreditam que dormir alguns minutos antes do treino vai descansar o organismo e deixá-lo mais disposto. Porém, o efeito reverso pode acontecer, gerando certa sonolência no indivíduo. A recomendação de Twin é realizar testes e ver como seu corpo reage. “Normalmente cochilos mais curtos tendem a deixar a pessoa mais disposta e cochilos mais longos nos deixam em estados maiores de letargia”, conta.
4 – Atenção aos carboidratos
Para ter mais energia durante o treino, algumas pessoas que querem ser fitness no verão apostam na ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico — como bebidas ricas em açúcar. O problema é que indivíduos que possuem uma sensibilidade ruim à insulina podem ficar com sono e perder rendimento na academia. “É melhor que você coma carboidratos de baixo e médio índice glicêmico nesse momento”, recomenda Twin.
5 – Menos é mais
Se o seu objetivo é apenas emagrecer, realizar diversas atividades físicas diferentes, desde que tenha orientação correta, pode ser uma boa estratégia. No entanto, a busca por mais massa muscular pede certa exclusividade da musculação. “Se você faz duas atividades físicas no mesmo dia, você tem que entender que uma delas não será 100%, escolha a sua prioridade”, diz Twin.