Treine a flexibilidade e reduza as chances de se machucar

Sendo influenciada pelo sexo, idade, período do dia e temperatura, flexibilidade precisa ser trabalhada para gerar uma série de benefícios

flexibilidade
Foto: Getty Images

Não seja inflexível e passe a treinar sua flexibilidade! Apesar de muitos não darem à ela o devido valor, ela é muito importante em nosso dia dia, já que está relacionada com a realização de simples atividades

A flexibilidade se caracteriza pela capacidade de movimentar as articulações em grandes amplitudes, o que exige necessariamente um melhor desempenho muscular, quer na sua capacidade de contração, quer na sua capacidade de alongamento.

A flexibilidade proporciona o aumento da qualidade dos movimentos, melhora a postura corporal, previne cardiopatias e outras doenças, confere uma sensação de rejuvenescimento, reduz o risco de lesões, melhora as funções respiratórias e retarda o surgimento da fadiga, ajudando numa recuperação mais rápida.

Vários fatores influenciam na flexibilidade. E, obviamente, o treinamento é uma deles. Quem pratica os alongamentos com constância tende a perder menos flexibilidade ao longo do tempo, já que a idade é um dos principais fatores. Quanto mais velhos, menor a amplitude dos nossos movimentos. quanto mais avançada for a idade.

O gênero é outro fator. Geralmente as mulheres apresentam maior flexibilidade, uma vez que os seus tecidos são menos densos do que os dos homens. A hora do dia também influência essa capacidade. Pela manhã, ao acordar, o corpo apresenta maior resistência aos movimentos de maior amplitude. Contudo, conforme você vai se ‘aquecendo’ ela aumenta. E isso nos leva ao último fator: a temperatura externa. O tempo quente facilita o treino da flexibilidade, ao passo que o tempo frio a dificulta.

Ao fazer exercícios de alongamentos, não tenha pressa e respeite sempre os seus limites. Você deve começar por fazer um aquecimento prévio, que irá relaxar os músculos antes de os alongar. Se sentir dor, pare imediatamente! A dor é um mecanismo de alerta gerado pelo corpo. Respire normalmente e não bloqueie o ar durante as posições.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você