Fonte de juventude: exercícios proporcionam velhice saudável, diz estudo

Realizar atividades físicas durante a vida pode reduzir a perda de massa muscular após os 50 anos

Fonte de juventude
Fonte de juventude / Fonte: Shutterstock

Encontrar uma fonte de juventude confiável sempre foi um dos grandes desejos da humanidade. Com o avanço da ciência e da tecnologia, inclusive, já conseguimos aumentar consideravelmente nossa expectativa de vida. No entanto, a chave para um envelhecimento lento e saudável pode ser mais simples do que se imagina.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Copenhague, capital da Dinamarca, realizar atividades físicas regulares durante a vida adulta pode garantir um estoque de células musculares na velhice e evitar diversos problemas de saúde relacionados à perda de massa muscular. Ou seja, o exercício pode ser responsável pela tão sonhada fonte de juventude.

Para chegar à essa conclusão, os pesquisadores analisaram 46 homens em diferentes estágios de condicionamento. O primeiro grupo era formado por jovens sedentários, já o segundo era composto por idosos sedentários, enquanto o terceiro reuniu pessoas com mais de 60 anos e que se exercitaram durante toda a vida adulta.

Os três grupos foram submetidos à testes de aptidão física e exames clínicos. O resultado foi que, entre os indivíduos que se exercitaram durante toda a vida, notou-se uma potência muscular consideravelmente superior. Todo por causa de um verdadeiro reservatório de células-tronco, com tendência a se transformarem em tecidos musculares, que esse indivíduos tinham em seus organismos.

Ou seja, praticar atividades físicas regulares durante a vida pode ser a sonhada fonte de juventude. E não precisa ser nada extremamente pesado e intenso. Segundo os pesquisadores, treinar três vezes por semana, misturando exercícios aeróbicos e de musculação, durante toda a fase adulta, já seria o suficiente.

Fonte: Veja Saúde.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você