Hidratação: o nível ideal para treinar

Veja algumas dicas para identificar o quanto você necessita de líquidos para manter a hidratação adequada durante os treinos

Água ou isotônico
Foto: iStock

Foto: iStock

A hidratação é um item importante da lista do treinamento. Afinal, quando não se está bem-hidratado, o corpo reage em forma de cãibras, tonturas, fadiga muscular, entre outros desconfortos durante a atividade. O ser humano é o mamífero que mais transpira, e com esse processo, além da eliminação de toxinas, perde-se água e eletrólitos essenciais para a hidratação corporal, entre outras funções para um bom desempenho durante a atividade. Para que entenda melhor a importância dos eletrólitos, eles são minerais encontrados no sangue e em outros fluidos corporais, regulam a hidratação, ph do sangue, além das funções musculares e nervosas críticas.

 

Como se manter hidratado durante toda a atividade?

Antes do treino: comece a beber água pelo menos 15 minutos antes de qualquer atividade.

Durante o treino: tente beber 240 ml de água a cada 20 minutos de exercício

Dica para medir o nível de hidratação da urina: observe a cor dela – quanto mais clara, melhor. Se o seu xixi está com uma cor amarela intensa, você está desidratado. Se estiver turvo, procure um médico, pode ser alguma disfunção renal.

 

Saiba mais: 5 motivos para você beber mais água

 

Você está suando muito?

Veja como saber com certeza: suba na balança antes e depois do treino, e subtraia o peso de toda a água que você bebeu durante o exercício. Para cada 400 g perdido, beba 470 ml de água.

Se a diferença entre os pesos corporais antes e depois for de 2% (por exemplo, 1,5 kg para um homem de 79 kg), significa que pode haver riscos para a saúde, incluindo elevação da frequência cardíaca e da temperatura corporal. Por isso, é sempre bom fazer check-ups periódicos e conversar com seu médico sobre as reações do seu corpo ao se exercitar.

 

O que beber?

Água é a melhor bebida para se ingerir durante a maioria dos treinos, mas se você está suando muito a partir de 30 minutos de exercício, é possível tomar um isotônico para repor uma quantidade maior de eletrólitos. A bebida oferece potássio, sódio e outros eletrólitos para repor os minerais perdidos com a transpiração. E a concentração de carboidrato em bebidas para esportistas permite que sejam absorvidos pelo corpo até 30 % mais rápida do que a água. Outra dica é hidratar-se de forma fracionada, em pequenas quantidades. Dessa forma, os nutrientes serão absorvidos gradualmente, mantendo o organismo abastecido e hidratado em todas as etapas do treinamento.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você