Com 200 anos de história, a bicicleta é muito mais do que um meio de locomoção

Desde sua primeira versão, a bicicleta já passou por diversas mudanças e pode ser o transporte do futuro

história da bicicleta
Foto: Pixabay

Você sabia que a história da bicicleta já tem 200 anos? Pois foi isso que mostrou um vídeo feito pela página Italy Bike Tour. É difícil acreditar que a bicicleta nasceu a partir de uma erupção de um vulcão, mas foi assim que ela surgiu. Depois desse desastre natural no monte Tambora – localizado na ilha de Sumbawa, Indonésia – em 1815, a população ficou sem muitas opções para se transportar, pois os cavalos que estavam ao redor acabaram sendo vítimas de tal acontecimento.

Vendo a necessidade de haver uma alternativa para solucionar o problema, o alemão Karl Drair desenvolveu então a primeira bicicleta. Isso foi no ano de 1817, sendo esse primeiro modelo sem freios e pedais. Em torno de 50 anos dessa primeira versão, surge o velocípede, que mostrava que quanto maior fosse sua roda, maior seria a distância percorrida.

Confira no vídeo um pouco mais dessa história:

E tem mais: a chamada bike pelos íntimos não parou de se desenvolver e ocupar espaço na vida das pessoas. Mais do que um meio de transporte, ela se tornou uma diversão, um esporte e uma forma saudável de se locomover. Além disso, teve grande papel na história das mulheres, pois como disse Susan B. Anthony em 1896: “O ciclismo tem feito mais para emancipar as mulheres do que qualquer outra coisa no mundo”.

Seus diversos modelos possibilitam que as pedaladas sejam feitas desde montanhas até asfalto. A bicicleta não para de crescer e conquistar espaço na vida das pessoas. Aliás, até este ano 100 milhões delas foram produzidas no mundo todo. e estima-se que até o ano de 2050 seu uso passará de 7% para 22% no mundo todo. Isso ainda significa um grande desenvolvimento em relação ao transporte mais sustentável, sendo uma alternativa para reduzir a poluição causada por outros meios.

Conheça mais destes 200 anos de história da bicicleta:

Diante da história da bicicleta, que tal você compartilhar com a gente a sua história de amor com a sua magrela?

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você