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Joelho estalando: ortopedistas explicam o que pode ser e como tratar

Condição não indica, necessariamente, algum tipo de problema na articulação, mas precisa ser investigada

Joelho estalando
Joelho estalando / Foto: Shutterstock
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Sentir ou ouvir o joelho estalando não é algo tão incomum assim. Por se tratar de uma das maiores articulações do corpo humano, essa região é constantemente exigida durante o dia. Praticamente todas as ações e movimentos dependem, de certa forma, do seu bom funcionamento.

Por isso, ao agachar, subir uma escada ou, simplesmente, caminhar por um certo período, pode ser comum ouvir o seu joelho estalando. Esse barulho, não necessariamente, indica algum tipo de problema mais complexo ou lesão grave na articulação. No entanto, a recomendação é ter cuidado e procurar uma avaliação mais criteriosa de um ortopedista.

Segundo o Dr. Luiz Felipe Carvalho, ortopedista especialista em medicina regenerativa, perceber o joelho estalando ocasionalmente não costuma ser algo para se preocupar. Porém, se o barulho é frequente, ou vem acompanhado de algum tipo de incômodo ou dor, o ideal é procurar imediatamente um médico especializado. “Este rangido pode ser ocasionado por problemas de artrose, artrite, sinovite e condromalácia patelar, por exemplo”, revela.

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Segundo o médico, nesses casos, uma boa alternativa é optar por aplicação de gelo no local, fisioterapia e reforço muscular. Além disso, o também ortopedista, Dr. Marcello Serrão, especialista em cirurgia desportiva, cita três dicas que vão auxiliar a boa manutenção da articulação e que, consequentemente, podem evitar o barulho de joelho estalando. Confira:

  1. Caso você trabalhe sentado, certifique-se de que haja espaço embaixo da mesa para movimentar as pernas. Evite cruzá-las e tente mantê-las mais esticadas (em 120 graus em vez de 90, por exemplo).
  2. Fortaleça o glúteo médio. O músculo se localiza na lateral do quadril e precisa estar devidamente fortalecido para que as pernas estejam bem alinhadas e não haja excesso de peso sobre os joelhos. Consulte seu treinador sobre os exercícios que podem ser realizados com essa finalidade.
  3. Se você corre, não se esqueça dos treinos complementares e de seguir uma planilha de acordo com as suas necessidades. Antes de avançar na corrida, o ideal é “aprender” a correr.
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