Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Manga: nutricionista revela os benefícios da fruta

Basta consumir essa fruta com moderação para não lidar com problema de saúde

Manga para lanche da manhã e tarde
Manga para lanche da manhã e tarde - Shutterstock

A manga é uma fruta rica em vitaminas A, C, E, K e do complexo B, ou seja, contribui para visão, saúde da pele, sistema imunológico, proteção das células aos radicais livres, na saúde dos ossos, na coagulação sanguínea, metabolismo e função celular. Além dessas vantagens, a nutricionista Carmen Camiran nos revelou outros benefícios. Confira:

Manga para lanche da manhã e tarde

“A manga é uma boa pedida para o lanche da manhã ou da tarde devido à sua energia e capacidade de saciedade. Ela fornece carboidratos saudáveis, vitaminas e minerais, que ajudam a manter o nível de energia ao longo do dia”, afirma Carmen em entrevista exclusiva para o Sport Life.

As citações dos benefícios da manga para saúde não denotam a ingestão sem culpa, isto é, o modo de consumo varia conforme as necessidades individuais de calorias e preferências de um sujeito, detalhe que ainda assim não impede uma sugestão de Camiran.

“Geralmente, uma porção de manga é cerca de uma xícara de pedaços de manga ou uma manga pequena. É importante incluir a manga em uma dieta equilibrada”, aconselha a profissional.

Outro impacto positivo da manga é para depois do almoço, mas o importante é ter cautela na hora de saborear essa fruta. “Comer manga depois do almoço pode ser benéfico, pois contém enzimas digestivas naturais, que podem auxiliar na digestão. No entanto, é importante não exagerar, pois o consumo excessivo de qualquer alimento pode ter efeitos negativos”, alerta a nutricionista.

O consumo consciente de manga para quem treina

“A manga pode ser consumida como um lanche pré-treino devido aos seus carboidratos naturais, que fornecem energia. No entanto, é importante combiná-la com uma fonte de proteína para um lanche completo”, aconselha.

Os cuidados com a manga

Sujeitos com alergia a essa fruta ou a latex devem evitar essa ingestão já que podem desenvolver reações alérgicas e, principalmente, quem é sensível à frutose deve saboreá-la com moderação devido ao alto teor desse açúcar. Cautela que se encaixa com quem vive com pressão alta.

“Pessoas com pressão alta podem consumir manga com moderação, pois é rica em potássio, que pode ajudar a controlar a pressão arterial. No entanto, é importante monitorar a ingestão total de potássio de outras fontes na dieta”, responde.

Diabético precisam tomar cuidado

“Diabéticos podem consumir manga, mas devem fazê-lo com moderação devido ao seu teor de açúcar natural. É aconselhável monitorar os níveis de glicose no sangue após o consumo para avaliar o impacto individual”, encerra a nutricionista Carmen Camiran.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Saúde

Mais um tema de interesse público, que reforça os danos desse estilo de vida

Nutrição

O chocolate amargo é a principal opção nessa proposta

Saúde

Outro motivo para atingir a meta proteica de forma saudável

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Saúde

Mais um tema de interesse público, que reforça os danos desse estilo de vida