Conheça cinco benefícios da manteiga de amendoim

Além do sabor, que agrada a muita gente, a manteiga de amendoim pode fazer muito pela saúde, desde que consumido com moderação.

Conheça cinco benefícios da manteiga de amendoim
Conheça cinco benefícios da manteiga de amendoim

Hum… além do sabor, que agrada a muita gente, o amendoim pode fazer muito bem para saúde, desde que consumido com moderação. A manteiga de amendoim ou creme de amendoim é feito apenas de amendoins cozidos ou torrados e moídos até virar pasta, pode ser preparada em casa, mas geralmente é encontrada em lojas especializadas já pronta para o consumo.

A manteiga de amendoim light tem menos calorias e gordura relativamente à manteiga de amendoim normal. Mas, ainda que possa parecer uma excelente aliada para quem pretende emagrecer, optar por este alimento regularmente faz com que esteja a ingerir gorduras extra e nada saudáveis, além de açúcar em demasia. A nutricionista Thaíse Costa listou cinco benefícios do alimento.

Conheça cinco benefícios da manteiga de amendoim

  1. Fonte de energia

Repleta de gorduras, a manteiga de amendoim, ou pasta de amendoim, é uma ótima fonte de energia para quem busca mais disposição durante as atividades físicas. Para quem tem o objetivo de emagrecer, é importante ter cuidado com a quantidade consumida, pois o produto é bastante calórico.

2. Beneficia os músculos

“Por ser rica em potássio, auxilia na melhora do funcionamento muscular, o que previne cãibras e promove o relaxamento dos músculos”, afirma Thaíse Costa, nutricionista da Tia Sônia, marca de alimentos naturais. Cerca de 2 colheres (sopa) de manteiga de amendoim podem oferecer 252mg de potássio, o que representa 15% da quantidade do mineral recomendada por dia. A grande quantidade de proteínas também auxilia na formação e manutenção da massa magra.

3. Força para os ossos

Outro mineral presente no alimento é o magnésio, indispensável para a formação dos ossos, especialmente na infância e adolescência. Junto com o cálcio, o magnésio forma uma dupla poderosa também na vida adulta, prevenindo o enfraquecimento dos ossos e a consequente osteoporose.

4. Modera o apetite

A manteiga de amendoim pode ajudar a controlar o apetite e até colaborar com a manutenção do peso, se consumido em pequenas quantidades. Isso porque a pasta de amendoim é rica em fibras e em proteínas, que mantém a fome saciada por mais tempo. Consuma-a com alimentos naturais, como frutas ou pães caseiros e integrais.

5. Aliado na prevenção de doenças

“Esse alimento é rico em gordura boa, portanto, ajuda a eliminar o colesterol ruim e elevar as taxas do colesterol bom. Pesquisas mostram que o consumo diário da manteiga de amendoim auxilia também na prevenção de diabetes e doenças cardíacas”, destaca Thaíse, que indica a ingestão do alimento nas refeições iniciais do dia, para preparar o corpo para as atividades diárias. Mas para garantir os benefícios, atenção ao rótulo! Opte sempre pelas pastas sem adição de açúcar e compostas apenas de ingredientes naturais.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você