Dicas de alimentação para uma dieta balanceada

Comer de forma equilibrada é um dos componentes fundamentais para uma vida saudável e sem maiores complicações. Aprenda dicas de alimentação para usufruir de um corpo mais saudável!

Alimentos ricos em nutrientes como saladas, frutas e verduras dispostos sobre um balcão. Os nutrientes são importantes dicas de alimentação para um organismo saudável
Foto por Pixabay

Inserir um desafio na vida é sempre um processo complicado. Muitas vezes, é necessária uma completa reformulação rumo à satisfação dos objetivos. Com a alimentação, a regra é a mesma. Por mais que negar uma barra de chocolate possa ser considerado um “pecado”, é importante compreender que consumir qualquer alimento à exaustão pode ser um caminho perigoso. Por conta disso, preparamos uma seleta lista de dicas de alimentação para obter uma dieta balanceada. Confira a seguir!

Dicas de alimentação 

Diversas especiarias dispostas sobre um balcão de madeira. O nutriente está inserido na lista de dicas de alimentação saudável

Foto por Pixabay

  • Tome cuidado com o sal – além de representar riscos à saúde por conta da hipertensão, o sal pode causar também perda da flexibilidade. É o que aponta o educador e fundador do método DeRose, Luís Sérgio Álvares DeRose. “O sal também torna a pessoa menos sensível, cortando percepções sutis que contribuem muito na tomada de decisões”, afirma o especialista.
  • Adote especiarias e temperos – ao invés do sal ou açúcar, aderir a ervas, nozes, pimentas dos mais diversos tipos e temperos é uma instrução valiosa para obter sabor nos alimentos sem contar com malefícios. Por exemplo, introduza salsão (que dá um gosto salgado), curry, orégano, cominho, pimenta malagueta, entre outros, em sua alimentação;
  • Restrinja o consumo de gorduras – margarinas, maioneses, cremes de leite devem ser consumidos em moderação. Em especial, a margarina por ter origem artificial pode trazer dificuldades para a metabolização do organismo. Inclusive ainda sobre o nutriente, pode ser substituído por azeite de oliva.
  • Elabore uma dieta balanceada – “peça ao seu nutricionista para elaborar uma alimentação equilibrada. Fuja de soluções esquisitas e modinhas. Elas certamente podem comprometer a sua saúde”, explica DeRose. Assim, alie o auxílio profissional ao desejo de mudar, desenvolvendo uma dieta certeira.

CONSULTORIA Luís Sérgio Álvares DeRose, educador, fundador do método DeRose e escritor do livro Método de Boa Alimentação.

Gostou das dicas de alimentação para obter uma dieta balanceada? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre nutrição: InstagramFacebook e Twitter!

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você