Calendário de provas

Maratona de Berlim: vem recorde por aí? Conheça os favoritos para a prova

Competição é uma das mais rápidas do mundo e marca o retorno de grandes eventos internacionais

Foto: Reprodução Instagram / @berlinmarathon e @kenenisabekele_42

A Maratona de Berlim acontece no próximo domingo (26), a partir das 4h da manhã (horário de Brasília). Considerada uma das provas mais rápidas do mundo, devido ao seu trajeto predominantemente plano e o clima ameno, a competição é palco ideal para quebra de recordes mundiais. O evento também marca o retorno das grandes maratonas após meses de paralisação por conta da pandemia de Covid-19.

Ao lado de Londres, Nova Iorque, Boston, Chicago e Tóquio, Berlim é palco do seleto grupo das Marathon Majors – as seis maiores corridas do mundo. A prova de 42km costuma receber milhares de corredores do mundo inteiro e esse ano, apesar das medidas de segurança contra a disseminação do coronavírus, não será diferente. Além de ser o cenário perfeito para tempos rápidos, a corrida também reserva uma bela experiência turística aos participantes, que vão passar por lugares históricos como a igreja Gedächtniskirche, a Potsdamer Platz e a tradicional Coluna da Vitória.

Para evitar aglomerações, as largadas serão escalonadas e divididas de acordo com o melhor tempo de cada participante. No pelotão de elite, que sairá primeiro, existe uma grande expectativa para a quebra do recorde mundial.

O etíope Kenenisa Bekele, de 39 anos de idade, é o principal favorito para a prova de Berlim, já que na última edição ele foi o grande campeão e não bateu o recorde mundial por alguns segundos, com o tempo de 2h01m41s. Seus principais adversários também são etíopes: Guye Adola e Olika Adugna. O primeiro tem a marca de 2h03m46s e o segundo já completou 42km em 2h06m15s. O recorde mundial é do queniano Eliud Kipchoge, com 2h01m39s.

No feminino, o domínio continua com a Etiópia. A corredora Hiwot Gebrekidan, que foi campeã em Milão com o tempo de 2h19m35s, é a atleta mais rápida do ano. Ao lado dela a compatriota Shure Demise, com melhor tempo pessoal de 2h20m59s e a queniana Pureza Rionoripo – com 2h20m39s – completam o time das grandes favoritas ao título da Maratona de Berlim. O recorde mundial pertence à Brigid Kosgei, do Quênia, com 2h14m04s.

Ainda não há confirmação sobre a transmissão da Maratona de Berlim para o Brasil.

Aproveite para se inscrever na corrida virtual SportLife Run.

Você também vai gostar

Corrida

A checagem do treino diário vai te guiar na conquista dessa meta

Treinos

Tudo começa pelo trabalho de fortalecimento muscular

Corrida

Os ingressos para este evento já estão esgotados há dois meses

Corrida

É o tipo de atividade que conquista várias pessoas pelo país

Sair da versão mobile