Fitness

Massa muscular: 4 mitos que atrapalham sua evolução na academia

Treinador revela como alguns conceitos errados podem prejudicar a vida fitness

Como ganhar massa muscular / Foto: Shutterstock

Ganhar massa muscular, ao contrário do que algumas pessoas imaginam, não é apenas uma questão estética, ou o simples desejo de ficar mais forte. Ao aumentar e fortalecer os músculos do organismo, é possível liberar substâncias que proporcionam prazer, acelerar o metabolismo e até mesmo evitar acidentes e lesões.

Mas, a busca pelo ganho de massa muscular, nem sempre trilha um caminho fácil e tranquilo. É comum encontrar receitas milagrosas e conceitos ultrapassados para atingir esse objetivo. Algo que pode atrapalhar sua evolução e prejudicar o processo de hipertrofia.

Por isso, com a ajuda do treinador Leandro Twin, separamos quatro mitos da musculação que precisam ficar no passado. Confira:

Mitos sobre o ganho de massa muscular

1. Musculação e os problemas de postura. “Muitos acreditam que não tem como melhorar a postura por meio da musculação e muitos outros também acreditam que a musculação, por si só, resolve todos os problemas posturais. Ambos estão errados. Alguns desvios posturais a musculação consegue melhorar, já outros não. Depende do caso”, explica Twin.

2. Treinar o mesmo músculo uma vez por semana é pouco. “Existem quatro variáveis de treino: volume, densidade, intensidade e frequência. A frequência é só uma dessas variáveis. Então eu posso montar um treinamento de uma vez por semana de cada grupamento muscular que gere overtraining [excesso de treino], como de duas vezes por semana que não faça cócegas”, diz o treinador.

3. Para ganhar massa muscular é necessário usar muita carga. “Treinar pesado não precisa ser com muito peso, é possível com pouco peso, fazendo um movimento mais lento e completo. Afinal, é muito mais fácil fazer um supino com 50kg totais e 1 repetição, do que fazer um supino com 30kg totais e 15 repetições”, comenta o especialista.

4. Carboidrato só engorda. “As pessoas ainda acreditam que zerar o carboidrato é uma boa opção para perda e sustentabilidade de gordura corporal, quando, na verdade, qualquer um consegue perder gordura com alguma estratégia extremista, mas poucos vão conseguir isso sem sofrer e sustentando os resultados”, finaliza Twin.

Você também vai gostar

Nutrição

Nutricionista lista frutas que ajudam a ganhar massa muscular e devem fazer parte da sua dieta criada para esse objetivo

Definir músculos

Alguns músculos têm recuperação mais rápida, mas isso quer dizer que eles podem ser treinados todos os dias? Descubra

Ganhar massa muscular

Proteínas, variações nos exercícios e suplementos adequados são algumas das estratégias para ganhar massa muscular

Fitness

Treinador revela quais partes do corpo são acionadas durante o movimento

Sair da versão mobile