Massagem pós-treino: tire suas dúvidas

A massagem pós-treino ajuda na recuperação? Previne lesões? Esclareça estas e outras dúvidas com a expert Fabíola Fernandes

Foto: Pixabay

Depois de um longão ou um treino mais intenso, é normal que o corpo sinta dores musculares, principalmente na região das pernas. A massagem pós-treino pode ser terapêutica e prevenir possíveis lesões que acontecem por meio de movimentos repetitivos e impacto.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O procedimento ajuda a amenizar o desconforto mais superficial, aquele que surge logo após o treino e permanece até a recuperação plena do corpo, o que leva de um a dois dias. Existem duas opções que são bem interessantes para os corredores: a desportiva e a relaxante, que, segundo estudos, podem acelerar a regeneração muscular em até 60%.

Todo mundo pode fazer?

As técnicas não possuem contra indicação, são naturais e não invasivas. As massagens pós-treino têm o potencial de aliviar a tensão muscular, reduzindo as dores, além de promover o relaxamento, o que aumenta a amplitude dos movimentos e colabora para o bom desempenho das atividades físicas.

+ 16 dicas para emagrecer 2 kg

+ 6 maneiras de ter uma boa recuperação depois da corrida

Ajuda a prevenir lesões?

“Ao mesmo tempo em que alivia as dores depois dos exercícios, a massagem relaxante acelera a circulação, reduz a pressão sanguínea, atenuando o estresse. Quando feita com regularidade, também reduz a possibilidade de lesões, pois prepara a musculatura para o esforço, e diminui as dores causadas pelas câimbras”, explica a massoterapeuta Fabíola Fernandes, proprietária da Minha Massoterapeuta Estética.

 

Quais hábitos são essenciais para a melhoria dos resultados?

Os benefícios são notados imediatamente, e quando aliadas a hábitos saudáveis, uma boa alimentação, ingestão de, ao menos dois litros de água diariamente e o alongamento pré treino, os resultados são ainda mais claros, influenciando, inclusive na respiração, concentração e sono. O ideal é fazer de duas a três vezes por semana com um profissional de sua confiança ou sempre que sentir necessidade.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você