A fisioterapeuta Tatiana Abreu, da Fisio Run, dá algumas dicas de tratamentos que ajudam o corredor a se livrar de lesões:
– Sempre faça um aquecimento antes dos treinos e das provas. Aquecimento aumenta o fluxo de sangue para os músculos, ativa e aquece os músculos e as articulações, preparando-os para a atividade.
– Trabalhe flexibilidade, investindo em sessões de alongamento. Alongamento não precisa necessariamente ser feito toda vez que você treina. Você pode (e deve) alongar em dias em que está descansando ou mesmo em casa. Alongamento ajuda na melhora da flexibilidade e aumenta a mobilidade articular, ajudando a prevenir de lesões.
– Cuide da sua postura. Uma boa postura é essencial para uma boa biomecânica de corrida, além de reduzir o risco de lesões e de fazer com que você gaste menor energia ao se mover, o que pode levar à fadiga precoce. Uma boa dica para melhorar a postura é investir em sessões semanais de RPG (Reeducação Postural Global) ou o SGA (Streching Global Active), método derivado do RPG que, entre outras coisas, trabalha a consciência corporal.
Veja também: Tratamento com oxigênio para lesões: você já ouviu falar?
– Não deixe de fazer exercícios de técnica de corrida (os chamados “educativos”). Eles são essenciais para melhorar a sua biomecânica e a economia de corrida. Ou seja: você gasta menos energia e poupa músculos e articulações de desgastes desnecessários.
– Invista em sessões de massagem ou na liberação miofascial 1 vez por semana. A liberação miofascial usa pressão em determinados pontos para liberar a musculatura de aderências que se formam entre ela e a fáscia, deixando-a mais preparada para o próximo treino.
– Sessões de fisioterapia preventiva são uma boa pedida para quem melhorar postura, trabalhar flexibilidade, reequilibrar a musculatura, trabalhar propriocepção e massagear a musculatura. Ou seja, ela é uma espécie de “tudo em um”.