Aprenda a medir a circunferência da cintura

Acúmulo de gordura na região abdominal aumenta risco de doenças do coração

Aprenda a medir a circunferência da cintura
Foto: Shutterstock

O excesso de peso, medido por meio do IMC, ou índice de massa corporal, não é o único risco para a saúde. A localização da gordura no seu corpo também é. Se você acumula gordura principalmente na região abdominal – ao redor da cintura -, estará mais propenso a desenvolver doenças do coração do que se a maior parte da gordura estivesse nas coxas e quadris. Isso vale mesmo se o seu índice de massa corporal estiver na faixa considerada normal. Portanto, saiba como medir a circunferência da cintura e consulte um médico para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

Circunferência da cintura em homens e mulheres

Mulheres com cintura acima de 88 cm, ou homens com cintura superior a 100 cm têm mais chance ter algum problema do coração. Nestes casos, o risco de existir ao menos um fator clássico de risco coronariano aumenta consideravelmente.

Embora o estudo, aceito universalmente, não tenha sido realizado com a população brasileira, o limite de circunferência abdominal nos vários estudos varia de 95 a 105 cm.

Como medir a circunferência da cintura?

Processo de emagrecimento. Mulher com uma fita métrica na cintura

Foto: Shutterstock

Para medir a circunferência da cintura, coloque uma fita métrica em volta do abdômen nu um pouco acima do osso do quadril.

Certifique-se que a fita esteja justa, mas não a ponto de comprimir sua pele e esteja paralela ao solo. Relaxe, exale, e meça a sua cintura.

Aproveite e veja também alimentos que ajudam a emagrecer e perder barriga:

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você