Você vê pessoas correndo por todos os lados, sente vontade de se dedicar ao esporte, mas tem medo de sair do sedentarismo e já começar a correr direto?
Assim como você, muitas outras pessoas se sentem dessa forma. É sabido que as passadas trazem benefícios à saúde e essa é uma excelente forma de emagrecer. Mas como dar o primeiro passo para largar o sedentarismo?
Leonardo Lima, fisiologista do exercício e preparador físico da Runner, diz que é preciso começar com uma avaliação médica, que vai mostrar clinicamente o estado de saúde atual e, posteriormente, apostar em uma avaliação física especifica para corrida de rua.
A boa notícia, segundo ele, é que, em geral, sai do sedentarismo e passa a treinar três ou quatro vezes por semana poderá, em um ano, participar seguramente de uma prova de 10 km. Mas para isso também é preciso ter uma boa alimentação e descanso adequado.
“Com o sobrepeso e a falta de atividade física, o corpo estará mal preparado para suportar o estresse muscular, articular e ligamentar que a corrida irá promover, então é preciso cautela. O processo da caminhada para a corrida envolve mudanças biomecânicas, motoras e fisiológicas, além do aumento do estresse mecânico por impactos. Esses fatores serão ajustados com o decorrer do processo de treinamento’’, aponta.
Treino inicial para largar o sedentarismo
Opte por treinos contínuos de resistência aeróbia. Caminhada, de 30 a 45 min, com variações de inclinações no percurso (subidas, descidas e planos), três vezes por semana.
Lembre-se: caminhar não significa que o treino terá intensidade baixa. A velocidade e o ritmo deverão ter uma intensidade adequada para promover ajustes positivos nos âmbitos fisiológicos e motores para quem sai do sedentarismo.
Treino intervalado
Para cada 1 minuto de corrida leve, realize na sequência 1 minuto de caminhada, totalizando de 30 a 45 minutos de treino.
Atividades complementares
A preparação física para um corredor não é apenas correr. As estruturas musculares e ligamentos do corpo necessitam de atenção, principalmente para quem veio do sedentarismo. O treinamento integral de força, flexibilidade, resistência e outras capacidades bimotoras deverão fazer parte de todo contexto de treinamento do praticante. É recomendável treinar exercícios de força através da musculação e força especial para corrida, além de aulas como alongamento, ioga e pilates.