Saúde

Mês da Escoliose: Fisioterapeuta orienta correção postural

6 milhões de pessoas vivem com curvatura significativa de escoliose, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde)

Mês da Escoliose - Shutterstock

O mês de junho é reconhecido pelo seu tom verde para conscientizar a população sobre a escoliose, ou seja, todo cuidado é necessário para evitar danos a sua saúde. Dessa forma, o Sport Life vai compartilhar quatro dicas sobre correção postural com a ajuda do fisioterapeuta Danilo Duarte.

Primeiramente, o que é a escoliose?

Trata-se do encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral. “Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados em forma de C ou S, o que pode causar problemas ao paciente”, explicou.

As quatro dicas para sua postura no mês da escoliose

Ergonomia no local de trabalho

“Se estiver trabalhando em casa, certifique-se de que sua estação de trabalho esteja ergonomicamente correta. Isso inclui ajustar a altura da cadeira, a altura do monitor, a posição do teclado e a do mouse para que você possa trabalhar confortavelmente sem se curvar ou esticar demais”, detalhou.

Pausas regulares

“Se você passa muito tempo sentado, faça pausas regulares para se levantar, alongar e movimentar-se. Isso ajuda a aliviar a pressão nas costas e a melhorar a circulação sanguínea”, garantiu Danilo.

Travesseiros adequados

“Ao dormir, escolha um travesseiro que ofereça suporte adequado para o pescoço e a cabeça, o que mantém a coluna alinhada enquanto você descansa”, disse.

Postura

“Ao carregar bolsas, mochilas ou sacolas, distribua o peso igualmente nos dois lados do corpo e evite sobrecarregar um lado só. Ajuste o banco do carro de forma que você possa alcançar os pedais e o volante confortavelmente e mantenha a coluna ereta e os braços levemente dobrados ao segurar o volante”, encerrou Danilo Duarte.

Você também vai gostar

Fitness

Proposta que serve tanto para o início quanto sequência do ano

Nutrição

Lembre-se que tudo ainda depende de um equilíbrio com vida saudável

Nutrição

Outro tema que depende da forma de consumo

Nutrição

Outro motivo para apostar no consumo equilibrado desse alimento

Sair da versão mobile