Suzana Bonumá

Metas cumpridas e não cumpridas

Não adianta ter um objetivo irreal, pois as chances de andar para trás depois de tê-lo conquistado são grandes

Foto: Thinkstock

Quem não quer ficar saudável e em forma o ano inteiro? Todo começo de ano, a história se repete, as promessas se renovam e enchem de esperança os mais indisciplinados sonhadores. Ter metas é fundamental para conquistar resultados e manter-se estimulado. Mas esse é só o primeiro passo. Cumpri-las é o que interessa e, sem dúvida, é quando as barreiras aparecem.

Cortar os doces da dieta, tirar o carboidrato do jantar, parar de beber, eliminar de vez o açúcar, o glúten e a lactose, jantar somente shake, treinar todos os dias, perder 6 kg em um mês e por aí vai! Na rotina de atendimentos, vejo como as metas vão se perdendo à medida em que os desafios aumentam. Se ao invés de sonhar com grandes objetivos, sacrificando seus desejos, você se programar para pequenas mudanças, de forma sistemática, certamente chegará mais rápido ao seu alvo e  perpetuará os resultados.

Foto: Thinkstock

É tentadora a ideia de pegar um atalho para cruzar mais rápido a linha de chegada, mas esse caminho não tem um final feliz! Um exemplo disso é a busca por uma rápida e mágica perda de peso. Está comprovado que modelos muito restritivos de dieta não funcionam e, na maioria das vezes, provocam um ganho de peso rebote. Os principais motivos para essa frustrante consequência são as alterações de humor, o estresse emocional, a pressão social para comer mais, a compulsão alimentar e o desequilíbrio metabólico provocados por restrições severas. No entanto, ao reduzir moderadamente as calorias da dieta, você poderá perder entre 2 kg e 2,5 kg por mês, mas como o esforço para tanto é suportável, é possível permanecer nesse modelo por um período mais longo e reduzir de 12 kg a 15 kg em seis meses!

O mesmo se aplica aos exercícios. Sair do sedentarismo para uma rotina de treinos extenuante pode acabar com os prazeres que a atividade proporciona, além de provocar lesões, arrastando-o de volta ao sedentarismo. Que tal fazer diferente este ano? Defina uma meta real, registre a sua evolução e persista nela. Ao invés de cortar o que lhe dá prazer, reduza, substitua, faça escolhas, eleja as suas prioridades e conquiste uma nova rotina. Tenha um 2015 saudável, prazeroso e produtivo!

Click to comment

Você também vai gostar

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

Essas são as opções que garantem uma refeição equilibrada

Sair da versão mobile