A corrida não para de conquistar novos adeptos. Segundo a Federação Paulista de Atletismo, o número de participantes que concluíram provas de rua em São Paulo aumentou 10,87% no ano de 2015. O mais interessante é que esse crescimento envolveu mais mulheres do que homens. Com esse mercado em polvorosa, entrou uma nova turma: a do pessoal que adora corrida noturna . Se você ainda não experimentou correr à noite, vale a pena começar!
Por que aderir à corrida noturna:
A temperatura é mais amena. Correr sob altas temperaturas pode diminuir o rendimento do treino, e muita gente sofre com a queda da pressão durante a atividade. Como enfrentamos uma instabilidade no clima, mesmo quando não estamos no verão, é comum se deparar com dias quentes atípicos. Por isso a corrida noturna oferece mais conforto nesse aspecto: o corpo se cansa menos e o seu treino rende mais. (Foto: Reprodução/Pexels)
ALIVIA O ESTRESSE E MELHORA O SONO. “Em vez de ir para casa ver televisão, sair para uma corrida noturna vai liberar mais endorfinas do que se você ficar parado”, explica o educador físico Bruno Estevão, de São Paulo. “As endorfinas irão aliviar o estresse de um longo dia de trabalho, fazendo com que até a qualidade do sono melhore”, completa o treinador. Uma dica é: faça seu treino noturno, volte para casa, se desconecte de tudo e invista alguns minutos em um banho quente com óleo vegetal de lavanda, que ajuda a relaxar o corpo e a mente. (Foto: Reprodução/Pexels)
AUMENTA A CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA. Por ser um exercício aeróbio, a corrida melhora naturalmente a capacidade cardiorrespiratória. Mas correr à noite tem um plus: “A temperatura diminui e a quantidade de oxigênio aumenta, estimulando mais o sistema respiratório”, explica Estevão. A temperatura amena também faz com que o corpo se esforce mais para aquecer, sendo um ótimo aditivo para treinos de resistência. (Foto: Reprodução/Freepik)
ESTIMULA A SOCIALIZAÇÃO. Noturna ou não, participar de eventos e treinos em grupos permite novas amizades. Caso você treine sozinho, chamar alguém para treinar junto é mais motivador: um incentiva o outro e não tem desculpas para a preguiça de ir mais longe! (Foto: Reprodução/Pixabay)
Edição: Érika Alfaro