O pedestre e o ciclista ainda são alvo fácil e frágil nas cidades, e muitas vezes se coloca em situação de risco. No dia (22/9) o Dia Mundial Sem Carro, pessoas de todo o mundo se reúnem nas ruas, cruzamentos e bairros para lembrar ao mundo que não temos que aceitar a nossa sociedade dominada pelo carro.
Mas nós não queremos apenas um dia de celebração e, em seguida, um retorno à vida “normal”. Quando as pessoas saem de seus carros elas também são pedestres. Cabe a nós, cabe às nossas cidades e governantes ajudar a criar mudanças permanentes para beneficiar os pedestres, ciclistas e outras pessoas que não dirigem carros.
Deixe o Dia Mundial Sem Carro ser uma vitrine para o quão nossas cidades podem parecer e sentir sem carros … 365 dias por ano.
À medida que o clima esquenta, o Dia Mundial Sem Carro é o momento perfeito para tomar o calor do planeta e colocá-lo em urbanistas e políticos para dar prioridade à bicicleta, a pé e de transporte público, em vez de automóvel.
Portanto, tome o tempo, pedale pelas ciclovias, caminhe pelos parques e áreas de convívio coletivo, humanize não só neste dia, mas o ano todo.
Afinal, a Cidades, são para as pessoas.
Celebre a vida!